{{channel}}
Grupo Pereira pretende abrir 15 a 20 atacarejos no RS em pouco tempo
Rede é sétima do Brasil em supermercados e está entrando no Rio Grande do Sul
Os planos do grupo Pereira, sétima maior rede de supermercados do Brasil, não são tímidos para o Rio Grande do Sul. É o que deixou claro o vice-presidente comercial e de marketing do grupo, João Pereira, após desembarcar na manhã chuvosa desta terça-feira (2) em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), onde a rede abre seu primeiro atacarejo Fort Atacadista nesta quarta-feira (3).
"Geralmente, no estado onde a gente se coloca, a intenção é ter de 15 a 20 lojas", disse Pereira à coluna Minuto Varejo. "Canoas é a primeira loja. Já já vem mais."
A declaração reforça a disputa acirrada que está em campo entre grupos locais e de fora, como o Pereira, pelos consumidores que passaram a fazer compras em atacarejos. As redes dizem que cada vez mais clientela geral adere ao tipo de loja, não apenas minimercados ou lancherias e outros tipos de negócios de alimentação.
Entre os gaúchos, o líder do segmento que une atacado e autosserviço de supermercado, a Comercial Zaffari, de Passo Fundo, planeja pelo menos cinco novas lojas até 2024, segundo apurou o Minuto Varejo. O grupo Zaffari, líder supermercadista gaúcho, confirmou mais cinco do seu estreante Cestto. Unidasul, terceiro do setor e com seu Macromix, e Imec, quarto do ranking e dono da bandeira Desco, também estão ampliando. A maior varejista brasileira, o Carrefour, aumenta a família do Atacadão, convertendo Maxxi Atacado (ex-BIG), arrematado pela companhia francesa.
Em quanto tempo vai ser o crescimento do Fort Atacadista em território gaúcho?
"É rápido, rápido", avisou o filho mais novo dos fundadores da rede, Ignácio e Hiltrude Pereira.
terá unidade em Porto Alegre, depois de abrir quatro em outras regiões.
Planos de players maiores em atacarejos no RS:
- Stok Center (Comercial Zaffari): cinco lojas (Esteio, Novo Hamburgo, Soledade, Uruguaiana e Venâncio Aires). Tem 24 unidades.
- Atacadão (Grupo Carrefour): converteu 10 lojas em 2023, do ex-BIG. Tem 15 lojas no Estado.
- Macromix (Grupo Unidasul): construindo lojas em Imbé e Taquara. Tem 12 unidades.
- Desco (Grupo Imec): duas lojas abrem no segundo semestre: Sapiranga e Campo Bom. Hoje tem 12 unidades.
- Cestto (Grupo Zaffari): loja de estreia abriu em Gravataí. Terá mais cinco: Capital, Canoas, Novo Hamburgo e São Paulo.
- Fort Atacadista (Grupo Pereira, de SC): primeira loja abre em Canoas amanhã. Projeta chegar a 10 até 2027, sendocinco até fim de 2024 (Viamão e Caxias do Sul neste ano, e Porto Alegre, Gravataí e Novo Hamburgo ano que vem).
- Via Atacadista (Grupo Passarela, de SC): abriu em Santa Cruz do Sul no começo do ano. Terá uma em Porto Alegre. Já tem quatro unidades no Estado.