Nem todas as lojas arrematadas pelo Carrefour, maior varejista brasileiro, do pacote do ex-BIG se mantiveram abertas com outra bandeira. Dois Maxxi Atacado situados em regiões diferentes do Rio Grande do Sul fecharam as portas no fim de abril, confirmou o grupo francês à coluna Minuto Varejo.
Segundo o grupo, foram adquiridas mais de 90 lojas do ex-BIG, 13 delas da Maxxi.
"De acordo com avaliações realizadas, concluímos que as lojas Maxxi de Rio Grande e Caxias do Sul não seriam uma opção diferenciada para os clientes, que já possuem cobertura de outras bandeiras, incluindo Atacadão", explicou a rede, em nota. As unidades fecharam ainda em abril. Caxias do Sul operou até dia 20 do mês passado.
"Assim, decidimos encerrar as suas atividades", completa a companhia, na manifestação.
A bandeira do ex-BIG tem sido convertida em Atacadão. O processo se intensificou em 2023. Em 2022, os primeiros hipermercados BIG foram fechados em julho, para serem transformados no atacarejo do grupo, que faturou R$ 108 bilhões em 2022.
Alguns hipermercados BIG estão sendo convertidos para a bandeira Carrefour. Em Porto Alegre, as lojas do BarraShoppingSul e da avenida Sertório vão mudar, mas em serem fechadas.
LEIA MAIS: Ranking da Abras tem 'Zaffaris' entre 30 maiores supermercados e força de atacarejos
Segundo o Carrefour, o processo de conversão das lojas do ex-BIG começou em setembro do ano passado e segue "análises das demandas de cada região e da complementaridade do nosso ecossistema".
Três lojas do Maxxi não ficaram com o grupo. Devido ao impacto na concentração de mercado, o Conselho Administrativo de Direito Econômico (Cade) determinou a venda dos pontos em Santa Maria (um dos existentes), Gravataí e Viamão.
Dois estão com a rede gaúcha Asun. Inicialmente, seriam três mais o Nacional de Gravataí, mas o ponto comercial de Viamão não foi liberado pelo dono do imóvel. A venda foi desfeita, segundo revelou o Minuto Varejo.
Em abril, a unidade acabou sendo negociada com o catarinense grupo Pereira e vai virar Fort Atacadista, com reabertura no segundo semestre dentro da expansão da marca no Estado.