Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Minuto Varejo

Minuto Varejo

- Publicada em 04 de Maio de 2023 às 11:38

Carrefour fecha dois Maxxi Atacado no RS em vez de converter para Atacadão

Grupo fechou filial de Caxias do Sul em abril, após avaliar que rede já tinha presença local

Grupo fechou filial de Caxias do Sul em abril, após avaliar que rede já tinha presença local


ROBERTO HUNOFF/ESPECIAL/JC
Nem todas as lojas arrematadas pelo Carrefour, maior varejista brasileiro, do pacote do ex-BIG se mantiveram abertas com outra bandeira. Dois Maxxi Atacado situados em regiões diferentes do Rio Grande do Sul fecharam as portas no fim de abril, confirmou o grupo francês à coluna Minuto Varejo. 
Nem todas as lojas arrematadas pelo Carrefour, maior varejista brasileiro, do pacote do ex-BIG se mantiveram abertas com outra bandeira. Dois Maxxi Atacado situados em regiões diferentes do Rio Grande do Sul fecharam as portas no fim de abril, confirmou o grupo francês à coluna Minuto Varejo
Segundo o grupo, foram adquiridas mais de 90 lojas do ex-BIG, 13 delas da Maxxi.
"De acordo com avaliações realizadas, concluímos que as lojas Maxxi de Rio Grande e Caxias do Sul não seriam uma opção diferenciada para os clientes, que já possuem cobertura de outras bandeiras, incluindo Atacadão", explicou a rede, em nota. As unidades fecharam ainda em abril. Caxias do Sul operou até dia 20 do mês passado. 
"Assim, decidimos encerrar as suas atividades", completa a companhia, na manifestação.
A bandeira do ex-BIG tem sido convertida em Atacadão. O processo se intensificou em 2023. Em 2022, os primeiros hipermercados BIG foram fechados em julho, para serem transformados no atacarejo do grupo, que faturou R$ 108 bilhões em 2022.
Alguns hipermercados BIG estão sendo convertidos para a bandeira Carrefour. Em Porto Alegre, as lojas do BarraShoppingSul e da avenida Sertório vão mudar, mas em serem fechadas.  

LEIA MAIS: Ranking da Abras tem 'Zaffaris' entre 30 maiores supermercados e força de atacarejos  

Segundo o Carrefour, o processo de conversão das lojas do ex-BIG começou em setembro do ano passado e segue "análises das demandas de cada região e da complementaridade do nosso ecossistema".
Três lojas do Maxxi não ficaram com o grupo. Devido ao impacto na concentração de mercado, o Conselho Administrativo de Direito Econômico (Cade) determinou a venda dos pontos em Santa Maria (um dos existentes), Gravataí e Viamão.
Dois estão com a rede gaúcha Asun. Inicialmente, seriam três mais o Nacional de Gravataí, mas o ponto comercial de Viamão não foi liberado pelo dono do imóvel. A venda foi desfeita, segundo revelou o Minuto Varejo.
Em abril, a unidade acabou sendo negociada com o catarinense grupo Pereira e vai virar Fort Atacadista, com reabertura no segundo semestre dentro da expansão da marca no Estado.     

LEIA MAIS: Grupo Pereira pretende abrir 15 a 20 atacarejos no RS em pouco tempo