Enquanto a líder do setor supermercadista gaúcho, Companhia Zaffari, recém está abrindo seu primeiro atacarejo, a número 2 do ranking estadual, Comercial Zaffari, prepara-se para ter a 25ª loja da sua bandeira no formato de operação, o Stok Center. A próxima unidade da Comercial, com sede em Passo Fundo, também será a primeira na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina.
LEIA TAMBÉM: Ranking da Abras tem 'Zaffaris' entre 30 maiores supermercados e força de atacarejos
Uruguaiana foi a cidade escolhida pela rede que dobrou o número de atacarejos da marca entre 2020 e 2022. Somente no ano passado, foram cinco novas lojas do Stok Center. A bandeira terá operação em Esteio, com obras prestes a começar. Outras cidades gaúchas também estão no portfólio de 2023, segundo apurou a coluna Minuto Varejo.
"Vai atrair alguns milhares de hermanos", empolga-se Ronnie Mello, prefeito da localidade conectada à vizinha Paso de Los Libres por uma ponte binacional. Mello lembra que a cidade terá dois atacarejos de grandes grupos.
"E vai ter ainda o Atacadão", emenda Mello, citando que o hipermercado do ex-BIG está sendo transformado em Atacadão, do francês Carrefour. O Atacadão abriu esta semana.
A construção do novo atacarejo da Comercial Zaffari, que começou em setembro passado, segundo o município, está acelerada. O prédio feito em pré-moldado está pronto, com acabamentos internos em andamento. Falta a pavimentação da parte externa, onde estarão 410 vagas de estacionamento.
Área interna da loja já está pronta, com equipamentos para instalar e depois finalizar entorno. Foto: Prefeitura de Uruguaiana/Divulgação
A área do empreendimento é de 11,7 mil metros quadrados e a de vendas de 5.764 metros quadrados. O mix de mais de 7,5 mil itens, informou a rede varejista.
O investimento não chegou a ser informado ao município pelo grupo varejista. Pelo exemplo de outras unidades, o aporte gira em R$ 40 milhões. O terreno onde está montada a loja, na avenoda Assis Brasil, 1021, no bairro Jóquei Clube, foi comprado pela Comercial, segundo a prefeitura.
O ponto fica próximo à BR-290, que liga a região a Porto Alegre. Já o futuro Atacadão é em outra área da cidade.
As contratações para 200 empregos diretos no Stok Center já começaram, com oferta no Sine local e pelo site da Comercial. O grupo se aproxima de 5 mil funcionários com a expansão. A unidade de Uruguaiana elevará a rede para 35 lojas, sendo 10 de supermercados convencionais.
Sobre a inauguração, o prefeito aposta que em junho a filial seja aberta ou na virada do primeiro para o segundo semestre. A Comercial disse que a data de abertura ainda será definida e projeta "a inauguração para os próximos meses".
A implantação acabou atrasando devido à localização, à beira da rodovia, que dependia de liberação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
LEIA TAMBÉM: Comercial Zaffari abre 2023 com ampliação de atacarejo na cidade sede do grupo
Cestto abre em Gravataí e tem outro em construção em Porto Alegre
Já o Cestto Atacadista, do Zaffari sediado em Porto Alegre, começa a funcionar nesta quinta-feira (27) em Gravataí, na Região Metropolitana. Outro está previsto para estrear na Capital, possivelmente em 2024, em antigo ponto da bandeira Nacional (hoje Carrefour), na Zona Sul
Graças ao "efeito atacarejo", tipo de supermercado que mais cresce no Estado e já tem forte expansão no País, o grupo passo-fundense passou a 26º lugar no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) de 2023, com dados do ano passado. A Companhia Zaffari está na 11ª posição da lista dos 30 meiores grupos do setor no Brasil. O francês Carrefour lidera e é hoje a maior varejista entre todos os segmentos do País.
No Rio Grande do Sul, a disputa entre atacarejistas vai se intensficar.
O grupo Pereira, de Santa Catarina, sétimo do ranking da Abras, abre a primeira loja do seu Fort Atacadista em 3 de maio em Canoas. Este ano serão três lojas. Uma em Caxias do Sul e outra em Viamão, onde a bandeira acabou ficando com o ponto que foi negociado inicialmente com o gaúcho Asun, vão ter também unidades este ano. Para 2024, virão Novo Hamburgo, Gravataí e Porto Alegre, já antecipada pelo Minuto Varejo.
LEIA TAMBÉM: Grupo Pereira abrirá 10 atacarejos no RS e vai brigar no atacado
Outro catarinense também vai entrar mais na briga. É o grupo Passarela, do Oeste do estado vizinho, que já tem cinco lojas da bandeira Via Atacadista em território gaúcho, e já tem terreno comprado para se instalar na Zona Norte de Porto Alegre, com projeto para licenciamento já em andamento na prefeitura.
Entre os nomes gaúchos do segmento, o Imec, de Lajeado, quarto do Estado, anunciou mais duas lojas da sua bandeira Desco. O grupo Unidasul, terceiro maior do ranking da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), abriu novas unidades do Macromix em 2022 e tem em construção filiais em Imbé, no Litoral Norte, e em Taquara.
A rede Asun abriu dois novos atacarejos da bandeira Leve Mais (um em Santa Maria e outro em Garavataí), dois que eram Maxxi Atacado, cujas operações foram compradas do Carrefour. Uma terceira loja de bairro que era Nacional virou Asun Supermercados também em Gravataí. O terceiro atacarejo do ex-BIG e hoje Carrefour, em Viamão, teve negócio desfeito porque o dono do imóvel não quis transferir o ativo à rede gaúcha.
Na Capital, o Asun vai montar uma loja com conceito de empório no Pontal Shopping.