"No pós-pandemia, todo mundo vai querer morar por aqui", provoca Cristina Meyer Kisslinger da Silva, uma das empreendedoras do complexo Belvedere. em Porto Alegre, Cristina não falou por acaso.
Além de enaltecer o famoso pôr do sol que pode ser avistado da área - "a vista é maravilhosa" -, ela dá a pista da novidade que cerca um dos projetos mais aguardados em Porto Alegre em mais de duas décadas, tempo que levou a aprovação na prefeitura.
Entre as operações do complexo, há previsão de um empreendimento do Zaffari, originalmente um hipermercado. Mas o modelo está sendo reexaminado neste momento. Os setores do complexo Belvedere sob liderança de Cristina e do marido, o empresário do setor de urbanização André Meyer da Silva, diz que os empreendimentos passam por revisão.
O projeto previa duas torres corporativas e um shopping center. "As duas torres comerciais e o shopping estão sendo reestruturados em função das mudanças de mercado", avisa Meyer.
"Vai ser um projeto de uso misto, com comercial e residencial. Estamos estudando neste momento o que mudar", informa o empreendedor.
Os empreendedores encomendaram estudos para modelar o futuro complexo com três grupos da área de incorporação imobiliária, entre nomes do mercado gaúcho e de fora do Estado. "O que a gente está negociando vai ficar muito bom. São projetos de três interessados, tanto para o mall como para as torres", comenta o empreendedor.
A coluna buscou o Zaffari para saber dos planos, até porque a licença para obras foi emitida em meados de 2021.
O grupo disse que "informações serão posteriormente divulgadas", sem dar pistas.
Pela apuração do Minuto Varejo, a marca estaria revisando também o perfil do empreendimento. Até porque o modelo de loja de maior tamanho tem sido esvaziado, por alternativas de supermercados de vizinhança e atacarejo.
São 150 mil metros quadrados do terreno em frente à avenida Tarso Dutra, na zona Leste da Capital e parte do traçado da Terceira Perimetral. Parte da área é de preservação. As obras de infraestrutura estão quase prontas, com loteamento e abertura de ruas, sendo que duas vias vão cruzar a Tarso Dutra, conectando mais rapidamente os dois lados da região.
Projeto de iluminação com uso de LED foi aprovado e será instalado até o segundo semestre.
Um dos atrativos será um mirante, que será construído na parte mais elevada, perto da rua Cristiano Fischer.
COMPLEXO BELVEDERE: De 1985 a 2023
» 1985: donos da área idealizam tipo de uso da área.
» 2000: Projeto começa a tramitar na prefeitura, com previsão de torres, shopping center e hipermercado Zaffari.
» 2021: emitida a licença de instalação das obras em julho, prevendo torres, shopping e hipermercado. Aporte projetado de R$ 850 milhões.
» 2022: obras de infraestrutura do loteamento começam, para implantação de ruas, saneamento e iluminação. Esta etapa deve ser finalizada no segundo semestre de 2023.
» 2023: empreendedores encomendam estudos para shopping e torres. Zaffari não detalha intenção sobre área promete dar informações.