Um dos empreendimentos mais esperados no setor de supermercados do Rio Grande do Sul está prestes a estrear. O primeiro atacarejo do grupo Zaffari, maior rede gaúcha do setor pelos dados da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) de 2021, abre em abril.
Um dos empreendimentos mais esperados no setor de supermercados do Rio Grande do Sul está prestes a estrear. O primeiro atacarejo do
grupo Zaffari,
maior rede gaúcha do setor pelos dados da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) de 2021, abre em abril.
O grupo não divulgou o dia ainda, mas já comunicou à prefeitura de Gravataí, cidade da Região Metropolitana onde está sendo concluída a montagem do
Cestto, nome da operação e que utiliza os dois "ll" para ter proximidade com os dois "ff" do grupo, segundo explicou a própria
Companhia Zaffari ao lançar o novo negócio em junho de 2022.
VÍDEO MINUTO VAREJO: Por que o Zaffari decidiu entrar no mundo dos atacarejos
A expectativa é grande sobre o modelo de loja, pois o mercado conhece o padrão das 39 unidades de supermercados e hipermercados da bandeira Zaffari - a
última a abrir foi a filial no bairro Mont'Serrat, em Porto Alegre -, uma referência para consumidores não só no Estado. O Zaffari também tem shopping centers com lojas de autosserviço em São Paulo, capital.
O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, confirmou à coluna Minuto Varejo que a rede gaúcha informou que vai inaugurar o Cestto na segunda quinzena de abril. O atacarejo envolve aporte de R$ 90 milhões e substituiu o hipermercado que seria erguido na área às margens da avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira.
Sobre o impacto do investimento, Zaffalon aposta que a megaloja "vai transformar a região, degradada há muito tempo", comentou.
"O Cestto é o primeiro de vários empreendimentos naquela área, de comerciais a residenciais", citou o prefeito, sobre planos do grupo.
O projeto previa um mall (centro comercial de porte menor), com lojas externas no entorno, em um configuração horizontal.
Sobre a execução original, o Zaffari ainda não se manifestou ainda. A estrutura estava quase pronta e já pintada comas novas cores, em preto e vermelho, que são muito usadas por atacarejos no Estado.
Empreendimento em obras já apresentava as cores da operação, em vermelho e preto. Foto: Patrícia Comunello/JC
A maior rede, a
Comercial Zaffari, usa as mesmas cores em sua bandeira Stok Center. Recentemente,
o Stok Center reinaugurou uma unidade ampliada na sede em Passo Fundo. A rede tem 24 lojas.
No anúncio, a abertura chegou a ser prevista para o fim de 2022, e
depois foi adiada para "o primeiro semestre" deste ano. Em conversa com a coluna, o diretor do Zaffari, Claudio Luiz Zaffari, comentou que esperava que a unidade pudesse ser aberta no começo do ano, antes mesmo da programação da área de execução do projeto.
Na área onde fica o Cestto, será implantado um parque público, que é contrapartida à cidade pelo impacto do empreendimento.
O próprio Atacadão tem filial na RS-118, não muito distante do Cestto. O grupo francês e mais varejista do Brasil hoje comprou o ex-grupo BIG em 2021.
A contratação de mão de obra para as 300 vagas geradas pelo empreendimento já está sendo feita.
Gravataí ganhará outro megaempreendimento, mas no setor de farmácias. O
maior centro de distribuição (CD) da rede São João será inaugurado no dia 30, às margens da BR-290 (freeway). O aporte foi de R$ 205 milhões, segundo o presidente do grupo de varejo farmacêutico, Pedro Brair.