{{channel}}
Rede de hotéis com mais de 8 milhões de hóspedes fará maior expansão da história
Plaza Hotéis terá mais três unidades até 2026, quase dobrando capacidade hoteleira
Uma das grifes hoteleiras mais conhecidas do Rio Grande do Sul, com unidades em quatro estados, prepara a maior expansão da história. A rede Plaza Hotéis, que já teve mais de 8 milhões de hóspedes e com um empreendimento em Porto Alegre que é um clássico de estadia de presidentes da República a famosos, vai agregar três novas unidades até o fim de 2026.
Com isso, vai quase dobrar a capacidade de hospedagem. O Plaza Hotéis deve ainda estrear no segmento de hotelaria econômica e buscar novos mercados, como São Paulo.
As informações foram reveladas pelo diretor operacional e de novos negócios, Oscar Henrique Stein Schmidt, em entrevista exclusiva à coluna Minuto Varejo. A conversa foi no Plaza São Rafael, no Centro Histórico de Porto Alegre, e o mais antigo em operação da rede, erguido em 1973.
"Todos os presidentes do Brasil que pernoitaram até hoje em hotel na Capital se hospedaram aqui. O Plaza foi o primeiro hotel de categoria internacional do Estado", orgulha-se o engenheiro civil, com 40 anos e quarta geração à frente do grupo familiar.
A rede foi fundada em 1958 pelo bisavô do Oscar, João Ernesto Schmidt, portanto há 65 anos. O primeiro hotel da marca foi o Plazinha, vendido em 2019, e o segundo empreendimento erguido foi o Plaza Itapema, que deixou de fazer parte da família em 2013.
Schmidt detalhou a evolução da estrutura, as novas operações, perfil e onde se situam e as mudanças em curso principalmente no pós-pandemia.
"Voltamos às nossas raízes. Sempre fomos pautados pelo pioneirismo e pela inovação", frisa o diretor, que comanda a gestão desde 2020, ao lado do pai, o também engenheiro civil,Carlos Henrique Coutinho Schmidt.
"Uma coisa que é incansável no Plaza é buscar a eficiência, mas sem perder o DNA da hospitalidade", demarca o gestor.
Oscar Schmidt: "Uma coisa que é incansável no Plaza é buscar a eficiência, mas sem perder o DNA da hospitalidade". Foto: Luiza Prado/JC
Antes da expansão prevista, o grupo destaca o crescimento da receita. No ano passado ante 2021, ainda com a herança de fechamentos e queda estrondosa da ocupação, o faturamento teve alta de 54%, e a taxa de ocupação de 38%. A hospedagem representa 70% dos ingressos, sendo um terço pelo sistema próprio de reservas da rede, esclarece Oscar. Eventos corporativos e festivos e gastronomia completam as fontes de ganhos.
Investimentos, cuja cifra não é revelada, estão sendo feitos em melhorias e modernização dos hotéis existente, desde o São Rafael aos demais. Segundo o diretor, a revitalização também impacta o êxito financeiro recente.
A largada deste ano é o que mais anima o grupo. No primeiro bimestre, a receita avançou 23% em relação aos dois primeiros meses de 2022. Para 2023, a projeção é de uma cifra 14% maior em toda a operação. O Plaza São Rafael deve bater em 15%, muito efeito da retomada de eventos na Capital. "Para o South Summit Brasil, devemos lotar", adianta o diretor operacional.
Hoje a rede tem cinco empreendimentos, um na Capital, dois em Santa Catarina - um deles um resort -, outro resort na Bahia e uma unidade no Rio de Janeiro, o Plaza Barra First, último a ser adicionado ao portfólio e já dentro dentro do modelo de negócio que passou a orientar a expansão.
O Plaza não é proprietário, tem contrato da franquia da bandeira e da administração. Segundo o diretor, a ocupação no Barra First cresceu 234% sob comando do Plaza, desde 2018.
"Se for construir hotel novo, vou imobilizar capital. Não é mais o foco. O grande desafio hoje é rentabilizar a história da rede, hospitalidade, inovação e pioneirismo", reforça Oscar. Os três novos hotéis terão aportes de R$ 225 milhões, com venda para investidores e proprietários para uso.
Três novos hotéis: nova fronteira da rede e chancela da marca
Das operações que serão abertas até fim de 2026 e , uma novidade é a fronteira de atuação. O Plaza assina a bandeira e a gestão de um resort que está sendo erguido em Palmas, capital de Tocantins, no Centro-Oeste.
Além do Five Senses by Plaza, em Palmas, outros dois empreendimentos ficarão em Bento Gonçalves, em construção e com previsão de estrear em agosto deste ano, e em Gramado, que terá o primeiro da rede e deve começar a ser implantado no fim de 2023 na avenida Borges de Medeiros.
Seguindo a expansão sem investir diretamente em ativos, o Plaza firmou contrato de franquia da bandeira no Plaza Boulevard Vale dos Vinhos, e de uso da marca e administração nos outros dois - Five Senses e no Plaza TA Gramado, que é projeto de empreendedores da Tartari e Almeida, grupo do sul de Santa Catarina.
Até o fim de 2026, o trio de novos hotéis vai agregar 413 novos apartamentos à rede gaúcha, além de mais frentes de eventos e lazer. O Boulevard terá o maior centro de eventos em hotel do Sul do Brasil, para até 5 mil pessoas.
A capacidade total de hospedagem do Plaza Hotéis vai saltar de 633 apartamentos para 1.168 até fim de 2026, alta de 84,5%, quase dobrando de tamanho.
O diretor operacional lembra que, em menos de 12 meses, a rede elevará sua capacidade em 65%, passando de 633 apartamentos para 1.046, com a abertura do Boulevard e do Five Senses.
O Plaza aporta um valor intangível, que é a inteligência hoteleira e a credibilidade da marca e todo o arsenal de gestão e foco em pessoas.
"Em Gramado, chegaram a falar com bandeiras internacionais, mas fecharam com a gente. Em Tocantins, onde tem muito gaúcho, a rede foi a mais lembrada", lista Oscar, sobre fatores que definiram as contratações. O Plaza alavanca as vendas, pois os projetos seguem perfil de condo-hotel ou propriedade.
Futuro: novos mercados e nova bandeira
Para o futuro, o diretor tem dois planos que estão sendo alinhados. Um deles:
"Consolidar a participação no Sul onde a marca é forte e buscar oportunidades no Sudeste, para aumentar a nossa capilaridade. Vamos começar por São Paulo, capital, e depois no Rio de Janeiro", projeta o diretor.
Para ampliar o leque de produtos (leia-se, estilos de hotéis), a rede decidiu entrar no mercado de categoria econômica. Para isso, vai criar uma nova bandeira, mas com a chancela e grife da rede principal. "Vai ser em breve", promete Oscar. O nome já teria sido até escolhido.
Rede Plaza Hotéis: empreendimentos em operação e futuros
>> Rede Plaza em operação:
- Hotéis abertos: 5
- Apartamentos: 633
- Funcionários: 315
- Total de hóspedes: mais de 8 milhões
- Hotéis que vão abrir: 3
- Apartamentos: 535
- Capacidade com expansão de unidades: 1.168 apartamentos (alta de 84,5%)
Plaza São Rafael Hotel
- Localização: Porto Alegre (RS)
- Apartamentos: 164
- Inauguração: 1973
- Número de hóspedes: 3,5 milhões
- Relação com Plaza Hotéis: propriedade/gestão/bandeira
Plaza Blumenau Hotel
- Localização: Blumenau (SC)
- Apartamentos: 131
- Inauguração: 1976
- Número de hóspedes: 2,2 milhões
- Relação com Plaza Hotéis: propriedade/gestão/bandeira
Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA
- Localização: Santo Amaro da Imperatriz (SC)
- Apartamentos: 149
- Inauguração: 1981
Bahia Plaza Hotel
- Localização: Camaçari (BA)
- Apartamentos: 101
- Inauguração: 2005
- Número de hóspedes: 530 mil
- Relação com Plaza Hotéis: propriedade/gestão/bandeira
Plaza Barra First
- Localização: Rio de Janeiro (RJ)
- Apartamentos: 88
- Número de hóspedes: não informado
- Relação com Plaza Hotéis: administração e bandeira desde 2018
>> Rede Plaza que vai inaugurar:
Plaza Boulevard Vale dos Vinhedos
- Localização: Bento Gonçalves (RS)
- Apartamentos: 211
Five Senses by Plaza Hotéis e Resorts
- Localização: Palmas (TO)
Plaza TA Gramado
- Localização: Gramado (RS)
- Apartamentos: 122
- Empregos: 85
- Abertura (previsão): novembro de 2026 (obras devem começar em novembro de 2023)
- Relação com Plaza Hotéis: bandeira e gestão (aporte de R$ 55 milhões do grupo Tartari e Almeida, de Tubarão, Santa Catarina)
Fonte: Rede Plaza Hotéis