Tema que gerou a maior sensação no varejo global em 2022, mas que perdeu o ímpeto na largada deste ano, o metaverso, que leva ao mundo virtual a experiência do físico e tem tudo a ver com inovação, recebeu um olhar bem franco e direto da empresária Luiza Trajano, da Magazine Luiza e uma das expoentes no Brasil e exterior no meio varejista e do empreendedorismo feminino.
LEIA TAMBÉM: Confira a cobertura completa do South Summit
"O metaverso, como toda inovação nova, ela sai e a gente precisa tomar cuidado de não investir tudo nele", advertiu a empresária, presidente do Conselho de Administração do Magazine, após se apresentar para uma plateia lotada de um das arenas do South Summit Brazil (SSB), que começou nesta quarta-feira (29) em Porto Alegre. A varejista também falou da ausência de tributação de players chineses que avançam em vendas no Brasil.
Luiza arrematou o assunto sobre metaverso com outro alerta, em tom de conselho aos colegas varejistas.
"Nós estamos muito simples, inclusive na digitalização. Vamos fazer o básico e, de repente, vai chegar nos outros", recomendou a empresária.
O alerta de Luiza é providencial em um ano de dificuldades do varejo, com recuo de vendas em muitos setores, custos elevados, pressionados pelos juros que não cedem e que foram algo também de dura cobrança da empresária, que pediu a redução da taxa básica ao governo federal.
O SSB vai até sexta-feira (31) no Cais Mauá, na orla do Guaíba e Centro Histórico da capital gaúcha, e teve uma largada com muito calor e muito público. Mais de 20 mil pessoas estão no meeting.
O presidente do SSB, o empresário de segmentos de tecnologia, José Renato Hopf, disse que o evento se multiplicou, após a primeira edição em 2022 e este ano atrai o dobro de startups para a competição que integra o South Summit.