"Tá uma loucura!", resumiu o presidente do South Summit Brazil (SSB), o empresário gaúcho da área de tecnologia, José Renato Hopf, enquanto caminhava em meio à multidão que, desde cedo, nesta quarta-feira (29) lotava passeios do Cais Mauá e arenas principais, em Porto Alegre.
A segunda edição do South Summit Brazil vai até sexta-feira (31) atraindo mais de 20 mil pessoas.
A presidente e fundadora do South Summit, María Benjumea, acompanhou também a maratona conferindo a largada do SSB.
Hopf disse que o evento de 2023 colhe o "efeito multiplicação" da edição d estreia, no ano passado.
"O South está criando raízes no Estado e este ano está muito mais internacional", comparou o co-fundador da edição brasileira, que foi conquistada após missão unindo empresários e governo estadual da prefeitura da Capital na Espanha, sede da iniciativa.
Hopf lembrou ainda que este ano tem o dobro de startups inscritas para a competição, um dos momentos mais importantes do meeting por colocar frente a frente empreendedores e investidores - são mais de 100 fundos com recursos para aportes. "
"São 2.020 startups inscritas de 86 países", contabilizou o presidente do SSB.
"O ponto central é fazer com que as peoas tenham uma experiência bem legal e que todos se sintam bem recebidos", destacou Hopf.
Na Arena Stage, onde desfilam os principais nomes de conferências (os speakers), plateia lota na sequência da agenda.
Luiza Trajano arrancou aplausos e risos com frases descontraídas e opiniões bem posicionadas. Foto: Luiza Prado/JC
A empresária e nome de referência do grupo varejista Magazine Luiza, Luiza Trajano, falou pela pela manhã sobre empreender, mulheres, juros altos no Brasil e concorrência desleal de varejistas chinesas. Este último tema mobiliza segmentos no Brasil que cobram igualdade de tributação.
Depois da sessão, Luiza elogiou a Capital como palco para impulso à inovação, pela iniciativa de trazer o South Summit para o Rio Grande do Sul:
"Além da inovação que vocês têm muito (sobre o Rio Grande do Sul), aprendo muito coma disciplina, que vocês têm muito", comentou a empresária.