{{channel}}
Atacarejo do Oeste de Santa Catarina prepara entrada em Porto Alegre
Grupo abriu recentemente a quarta loja da Via no Estado, primeira fora da Serra Gaúcha
Sem revelar ainda o endereço, uma das maiores varejistas de supermercado de Santa Catarina e com sede na Região Oeste, onde milhares de gaúchos se estabeleceram desde o século passado, prepara a entrada no mercado de Porto Alegre.
O grupo Passarela informou, por nota, que vai abrir seu primeiro atacarejo da bandeira Via na Capital em 2023. O aporte deve ser em torno de R$ 40 milhões, que a média de investimento por loja. Foi o valor da quarta unidade da bandeira no Estado, aberta em fim de janeiro em Santa Cruz do Sul, com 4 mil metros quadrados de área de vendas.
Porto Alegre entrou no radar de marcas de atacarejo de fora. Stok Center, da Comercial Zaffari, de Passo Fundo e líder no modelo de loja no mercado gaúcho, e Desco, do Imec, abriram operações. O Stok tem uma na Zona Norte, perto da BR-290 (freeway), e o Desco soma duas (bairros Floresta e Hípica, na Zona Sul). A rede Kan, também da Zona Sul, entrou em atacarejo em 2022 com o Kan Super&Atacado, em seu shopping na Restinga.
O grupo Pereira, também de origem catarinense, está preparando a implantação de uma loja da bandeira Fort Atacadista, na avenida Manoel Elias, no limite entre as Zonas Norte e Leste da Capital, na avenida Manoel Elias. O Fort está prestes a abrir a primeira filial no Estado, desta vez em Canoas.
"Chegaremos na capital gaúcha com muito orgulho", diz o grupo, com sede em Concórdia, na divisa com o Rio Grande do Sul e onde nasceu a antiga Sadia, hoje BRF, um dos maiores nomes da indústria de alimentos do Brasil e exportadora global em frango e suínos.
"O plano de expansão do grupo continua e está muito bem traçado", completa a marca, citando que terá mais duas unidades no estado vizinho, em Capinzal, também no Oeste, e na sede Concórdia, onde ainda não tem atacarejo, mas apenas supermercado Passarela. "As obras já iniciaram", citou, sobre os projetos em solo catarinense.
Tanto as filiais de Concórdia e Capinzal, como a de Santa Cruz do Sul, eram previstas para o ano passado, mas foram reprogramadas para este ano devido ao andamento das obras.
O avanço no Rio Grande do Sul já havia sido reforçado pelo diretor comercial do grupo, Marcio Luiz Simioni, em conversa com a coluna Minuto Varejo em 2022. Simioni indicou que o crescimento seria por meio de atacarejos.
Via foi aberta em Caxias do Sul.
Em 2021, as duas primeiras lojas da bandeira haviam sido inauguradas também na Serra Gaúcha, em Farroupilha e Bento Gonçalves.
O Passarela foi criado em 1986, começando como lanchonete. Em 1990, abriu o primeiro supermercado. A bandeira Via foi criada em 2013 e chega agora a nove unidades, com a loja de Santa Cruz do Sul, entre os dois estados.
Em Santa Cataria, está ainda em Caçador, Videira, Canoinhas, Curitibanos e Chapecó. No Estado, o grupo tem também supermercado em Erechim.