Atualizada às 15h de 25/02/2023 - A maior rede de pizzaria do mundo vai aumentar a presença no mercado de Porto Alegre. A norte-americana Domino's Pizza confirma que abre neste sábado (25) sua nova unidade, a quinta na Capital e sétima no Rio Grande do Sul. A loja estreia no fim da tarde.
A operação está nos detalhes finais da montagem em uma esquina da zona Sul, em um dos polos de varejo que se formou na avenida Cavalhada, próximo à avenida Otto Niemeyer.
A coluna Minuto Varejo foi até o endereço, na esquina da Cavalhada com rua Dona Flora, e registrou a corrida contra o tempo para estrear na largada do fim de semana.
"A previsão inicial é abrir sábado, estamos vendo questões de instalação, como o gás, que é essencial. Se concluirmos nesta sexta, sábado abrimos", agenda o franqueado Rodrigo Freitas, que integra grupo com três sócios que detêm as unidades gaúchas - cinco em Porto Alegre (com a nova), uma em Canoas e uma em Passo Fundo.
Freitas revela que o grupo planeja implantar mais uma loja este ano no Estado. O destino deve ser uma cidade da Região Metropolitana, comenta o franqueado, que trocou o Rio de Janeiro, onde detinha unidades pela Capital, quando assumiu há cinco anos a operação na avenida Cristóvão Colombo, a primeira da pequena rede.
Segundo Freitas, houve revisão da meta de maior crescimento, que terá mais cautela e seguirá o desempenho das lojas, diz ele. A última a abrir foi a de Canoas, em dezembro de 2021, lembra Freitas.
Com a redução da presença de outra norte-americana, a Pizza Hut, no começo de 2022 após o fim do contrato com franqueado, a marca que nasceu em 1957 no Michigan e maior rede de pizzaria do mundo, ganha espaço. A Hut dá indicação que poderá recompor pontos. Abriu uma filial no Bourbon Wallig, em dezembro. Outras duas unidades ficam no Aeroporto Salgado Filho.
Os franqueados estavam em ritmo acelerado para aprontar os detalhes finais da unidade, que terá foco em delivery, mas terá pelos menos 15 lugares para quem quiser comer as pizzas no local. O franqueado Rodrigo Freitas, que é sócio com outros dois sócios que somam seis unidades entre Porto Alegre (cinco com a nova) e Canoas e uma sétima em Passo Fundo.
A loja na zona Sul teve investimento de cerca de R$ 800 mil. Freitas cita que a escolha do endereço observa o desenvolvimento do polo, com mais fast-food, como um Burger King ao lado.
"É bom estar próximo de outras operações, com fluxo no sentido centro-bairro, e em um cruzamento que gera visibilidade", ressalta Freitas. A loja gerou 10 empregos diretos. Com as demais unidades, são cerca de 60 vagas geradas.
Freitas conta que o sabor mais pedido pelos gaúchos é a pizza de calabresa, seguida pela de pepperoni.
Outro detalhe é que no verão há queda de busca de delivery, de cerca de 25%, e, no inverno, a reversão, com alta no mesmo nível.