{{channel}}
Zaffari já tem três pontos de entrega de compras online; veja onde
Maior supermercadista do RS começou a operar mais dois em janeiro
A maior rede supermercadista gaúcha acelerou seu modelo de compras online, com retirada no físico. A coluna Minuto Varejo (MV) havia informado que um novo ponto do Clique & Retire havia sido instalado em uma das lojas do Zaffari em Porto Alegre. Depois de checar a operação no supermercado da avenida Ipiranga, a coluna descobriu que já há outro posto em funcionamento, mas na Zona Sul.
VÍDEO: Como é o posto de retirada em um dos supermercados do Zaffari
Loja na Ipiranga colocou QR Code na parede para o cliente acessar a plataforma de compras. Foto: Patrícia Comunello/JC
No estacionamento externo da loja da Ipiranga, número 3000, já há sinalização para consumidores que fizeram as compras e forem retirar. Vagas exclusivas ficam liberadas ao lado de uma das entradas. No domingo, como não há entrega, os espaços são usados por todos.
Como funciona? O cliente para o carro e direciona a câmera do smartphone para o QR Code que está adesivado na parede, em frente à vaga. O link é direcionado para a plataforma de e-commerce onde tem o registro da compra da pessoa.
No futuro, segundo o MV constatou, deve ser aberto um acesso ao lado do espaço que concentra a logística do Clique & Retire, bem em frente aos caixas. Isso evitará que o fluxo da entrega atrapalhe o movimento de quem vai ao local para a compra diretamente na loja.
Explosão do pickup store pós-pandemia
O Zaffari opta por fazer o cliente ir até a loja retirar o produto, seguindo o famoso pickup store, em inglês, que é a coleta na loja. Não há até agora uma entrega em casa com uso pulverizado em meio digital, como muitas redes gaúchas já adotam faz tempo.
Com as restrições da pandemia, a modalidade de retirada explodiu em diferentes segmentos do varejo, justamente pela facilidade da compra online e busca no ponto, sem ter de circular na loja, ambiente que foi mais sensível em meio ao aumento de casos de Covid-19.
Além disso, o cliente também pode se programar e ir mais rápido ou no tempo adequado ao ponto para retirar suas compras.
O pickup store foi uma saída para muitos tipos de varejos que não podiam abrir. Muitos chamaram de drive-thru. As compras podem ser por app, sites ou aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.
No pós-pandemia, o sistema fez gigantes como Amazon, Google e Starbucks criarem lojas focadas nesta modalidade.
Hoje o recurso está em quase todos os varejos. Rm cidades como Nova York, as vitrines tem a sinalização do pickup como um serviço tão comum quanto entrar para pedir e pagar no balcão ou outro dispositivo, como tablets - ou sem ter de pagar com cartão ou dinheiro, porque sensores registram os itens, com o fechamento da compra de forma online.
No pickup, a diferença é que o cliente chega com a compra e pagamento feitos. É só pegar o produto e sair. Facilidade e tempo abreviado são as duas vantagens da operação, e a palavra que resume, no final das contas tudo isso, é conveniência.