Rede do interior do RS abre segundo atacarejo na Região Metropolitana em 2022

Desco, que pertence

Por JC

Filial, segunda do ano a abrir, fica na região central da cidade e gerou 150 empregos diretos
Em dez dias, um novo atacarejo vai abrir as portas no Rio Grande do Sul. Desta vez, é um grupo supermercadista do Vale do Taquari, no interior gaúcho, que amplia a presença na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). O Imec, de Lajeado, inaugura dia 18 em Alvorada a segunda operação no ano da bandeira Desco. 
Outro player que aposta em atacarejo, a Comercial Zaffari, de Passo Fundo, confirmou na última sexta-feira (5) que colocará em funcionamento mais três unidades do segmento, de sua bandeira Stok Center, até dezembro. Pela nota da varejista também do interior do Estado, o trio que está sendo instalado em Cachoeira do Sul, Marau e Tramandaí abrirá as portas num intervalo de 30 dias, a partir de outubro.    
Em 2022, o Desco abriu na Zona Sul de Porto Alegre, no encontro das avenidas Edgar Pires de Castro e Juca Batista. Em 2021, o grupo acrescentou quatro lojas à bandeira, entre elas a primeira na Capital. Com a unidade de Alvorada, a bandeira chegará a 11 lojas.
Desta vez, o atacarejo fica na área central da cidade, na avenida Getúlio Vargas, 3812, na parada 55. A unidade tem 3 mil metros quadrados de área de venda e 130 vagas de estacionamento. São 7 mil itens, entre mercearia, higiene e limpeza, perecíveis e bazar.
A operação gerou, segundo o Imec, 250 vagas, entre 150 diretas e cem indiretas, entre fornecedores e outros prestadores.
"A abertura desta nova unidade de negócio em Alvorada vai ao encontro do plano de expansão do Grupo que abrange, não apenas os aspectos econômicos do negócio, mas também seu impacto social e econômico", valoriza a supermercadista.
O grupo Imec alcançará 28 pontos físicos, sendo 17 supermercados da bandeira Imec e 11 Desco (com a nova filial), situados nos Vales do Taquari, do Rio Pardo, do Caí e do Paranhana, Região Carbonífera, Serra gaúcha e da RMPA.
Os atacarejos combinam volume de atacado e autosserviço e preços que, em tese, são mais em conta do que um supermercado ou hipermercado. 
O formato entrou no radar dos grupos - a Companha Zaffari não atuava no modelo e anunciou o ingresso recentemente -, que aumentam investimentos focados no tipo de loja, que cada vez mais se parece mais com um supermercado convencional. A ideia inicial do atacarejo é ter custo mais baixo, por isso menos trabalhadores em funções de atendimento. 

O mundo dos atacarejos vai aumentar mais

De fora, entram com fome de espaço o Via Atacadista, da rede catarinense Passarela, e o Fort, também do estado vizinho, com Center Kan, que terá atacarejo