A vizinhança do terreno no bairro Noêmia, na periferia de uma das cidades mais centrais do Rio Grande do Sul, acompanha dia a dia a evolução da obra que já está bem adiantada. Apesar do dono, a Comercial Zaffari, de Passo Fundo, não se manifestar, a placa na frente do empreendimento não deixa dúvida: "em breve Stok Center".
Cachoeira do Sul, distante cerca de 120 quilômetros de Santa Maria e quase 200 quilômetros de Porto Alegre, será um dos próximos destinos da bandeira de atacarejo do
segundo maior grupo supermercadista do Rio Grande do Sul, atrás apenas do grupo Zaffari, de Porto alegre.
Pela apuração que a coluna fez, a obra em Cachoeira estaria com mais de 80% da execução concluída. A imagem mostra que a edificação, com estrutura metálica e pré-moldados, está bem adiantada.
Um detalhe que reforça a proximidade da inauguração é que a rede já está contratando para os 130 empregos para o supermercado, número informado ao município. A oferta é para diversas ocupações na função de supervisor e de recursos humanos. Candidatos podem obter mais detalhes e se candidatar pelo https://comercialzaffari.gupy.io/.
O Minuto Varejo já noticiou que outra filial do modelo que une o autosserviço do supermercado e volume de atacado
vai ser erguida em Venâncio Aires, com previsão de abertura em 2024, segundo dados repassados pela Comercial Zaffari à prefeitura da cidade. Este ano
a rede já abriu duas operação, em Santa Cruz do Sul e em Guaíba, num intervalo de 15 dias, em abril.
Unidade do Stok Center de Guaíba foi a última a abrir e 15 dias depois da loja de Santa Cruz do Sul. Foto: Luiza Prado/JC
Residentes e quem têm negócio no entorno do terreno, na rua Augusto Wilhelm, esperam que a chegada do atacarejo valorize imóveis e gere um novo fluxo. Ao lado do futuro mercado, fica a sede campestres do Clube Comercial. Na frente do futuro Stok Center, tem um motel.
O bairro tem cerca de 5 mil moradores, tem perfil de renda mais baixa e tem ainda uma unidade, chamada de sistemista, que monta partes de calçados para a gigante gaúcha do setor, Beira-Rio.
A licença de instalação (LI), que dá sinal verde para começo das obras, foi entregue em novembro de 2021 pelo prefeito Otávio Germano ao gerente de engenharia da Comercial Zaffari, Ricardo Colnaghi.
Segundo o projeto registrado no município, a unidade do atacarejo terá 11 mil metros quadrados de área de venda e cerca de 500 vagas de estacionamento. A área onde está sendo erguido o empreendimento fica numa área de sete hectares que foi comprada pelo grupo de um proprietário privado.
A Comercial Zaffari não chegou a informar o valor do investimento na unidade, segundo a prefeitura.
A loja de Cachoeira do Sul pode ser a 22ª filial da bandeira de atacarejo ou a 23ª, dependendo do mês de abertura.
Tudo porque a Comercial Zaffari tem outro Stok Center a caminho, que está
em construção em Tramandaí e que é prometido para começar a funcionar em outubro. O tamanho das duas novas lojas será o mesmo e entre os maiores da rede.
O mundo dos atacarejos, segmento que mais cresce no setor e num movimento que já se consolidou em outras regiões do País, tem, na cena estadual, ainda o
Desco, do Imec (Lajeado). De fora, entram com fome de espaço o
Via Atacadista, da rede catarinense Passarela, e o
Fort, também do estado vizinho, com
projeto para ter loja em Porto Alegre. Outras marcas locais vão entrar no ramo, como a rede Super Kan, do Extremo Sul da Capital, que está erguendo o
Center Kan, que terá atacarejo.
"Quando uma grande empresa escolhe uma cidade, não é à toa", diz secretária de Cachoeira do Sul
Vanessa diz que grupos investem de olho no potencial de consumo da população. Foto: Prefeitura de Cachoeira do Sul/Divulgação
"Quando uma grande empresa escolhe uma cidade, não é à toa", avisa a secretária municipal de Indústria e Comércio, Vanessa Csaszar, ao comentar a implantação do atacarejo e outros negócios também em varejo.
"A empresa estudou as potencialidades do município e, principalmente, se sentiu segura pela política pública aplicada no presente momento, de vir investir aqui", pontua a titular da aposta de Indústria e Comércio.
A atratividade para os grupos investirem está ligada, diz Vanessa, à formação de uma polo regional de ensino. A Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm) ampliou cursos e atraiu mais estudantes. A Universidade Estadual do RS (Uergs), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) têm operações locais também.
"Isso faz com que Cachoeira do Sul tenha grande potencialidade de crescimento econômico e atraia investidores", credita a secretária
Outro fator que se explica pela trajetória de avanço de renda e produção é a existência de uma economia em torno do agronegócio, que turbina o poder de consumo local, acrescenta Vanessa.
Sobre o impacto do desembarque do Stok Center no mercado local, Vanessa lembra que a cidade tem outras redes tradicionais "que atendem bem a população", mas que a chegada de novos players "é sinônimo de novos empregos e acirramento da competição o que gera mais preço ao consumidor final".
A gestora aproveita e faz uma provocação, diante de novas demandas locais e nas regiões onde ficam os empreendimentos: "Gostaríamos e pediremos aos novos empreendedores que façam investimentos comunitários na nossa cidade. Participar de projetos da comunidade é tão importante quanto gerar emprego", associa ela.
Onde já tem e onde vai ter loja do Stok Center?
São 21 lojas da bandeira de atacarejo, sendo 20 no Rio Grande do Sul e uma em Santa Catarina. As futuras unidades do Stok Center a serem erguidas e já anunciadas.
Futuras lojas e inauguração prevista:
- Cachoeira do Sul (RS), e 2022 (sem data)
- Tramandaí (RS), em outubro de 2022
- Venâncio Aires (RS), no começo de 2024
Rio Grande do Sul
- Passo Fundo (3)
- Caxias do Sul (2)
- Canoas (1)
- Capão da Canoa (1)
- Cruz Alta (1)
- Gravataí (1)
- Guaíba (1)
- Ijuí (1)
- Lagoa Vermelha (1)
- Porto Alegre (1)
- Pelotas (1)
- Rio Grande (1)
- Santa Cruz do Sul (1)
- Santa Maria (1)
- Santa Rosa (1)
- Santo Ângelo (1)
- Vacaria (1)
Santa Catarina