Respeito ao passado, continuidade e olhar para o futuro. Tendo essa visão como mantra, foram inaugurados, na terça-feira (25), os novos espaços do Portal Tecnopuc, o prédio símbolo do parque científico e tecnológico da Pucrs.
É um marco do avanço da estratégia Anywhere, em que as fronteiras físicas são superadas a partir de uma infraestrutura projetada para proporcionar experiências fígitais, conectando pessoas e projetos em qualquer lugar do mundo.
"O Tecnopuc Anywhere tangibiliza evolução do Tecnopuc nesses 20 anos. Fazer o transbordamento do conhecimento acadêmico e de todo potencial da universidade mostra que estamos muito bem alinhados. E, quando falamos em ambientes hiperconectados e fígitais, estamos endereçando algo que o mercado está vivendo. Mais do que um ponto de chegada, o Anywhere é um movimento contínuo de transformação", destaca a gestora de operações e empreendedorismo do Tecnopuc, Flavia Fiorin.
A inauguração dos novos espaços, explica, é a materialização tangível dessa estratégia, mas a expansão vai além do físico. "É muito além de um metro quadrado, é o transbordamento do que é a nossa identidade e a nossa proposta de fazermos negócios onde eles acontecem e também de trazer esses lugares para onde estamos", analisa.
Entre os novos espaços está a Sala Multiverso, que permite uma experiência imersiva na história e nos impactos provocados pelo Tecnopuc ao longo de duas décadas, e poderá ser utilizada para a exibição de outros conteúdos 360º.
As novidades incluem ainda novos ambientes para reuniões e eventos - como a Arena CMPC, a Pitch Stage - com foco em interações físicas e virtuais; e cabines com isolamento acústico para a gravação de podcasts ou participação em chamadas de vídeo.
"Vivemos um momento de grandes transformações no mundo, em todas as dimensões. A inovação é fundamental para o desenvolvimento das nações e os ecossistemas precisam estar constantemente evoluindo. Estamos nos transformando para nos mantermos atuais diante de um mundo que gira em velocidade exponencial", analisa Jorge Audy, superintendente de inovação e desenvolvimento da Pucrs e do Tecnopuc.
Para ele, é importante que esse movimento seja feito alicerçado no respeito do que foi feito no passado. "Precisamos olhar para o futuro com esperança, respeitando aqueles que estiveram aqui antes de nós. Esse talvez seja o maior segredo da felicidade, nas nossas vidas pessoais e, também, na história do nosso Parque Científico e Tecnológico", reforçou.
Audy aproveitou para agradecer à Finep, agência de fomento à inovação vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que investiu no Tecnopuc em todas as suas etapas, e às empresas que apoiam os novos espaços: HPE, Apple, Fullbright e CMPC. Ele também destacou a importância dos quatro reitores que passaram pela universidade nos últimos anos para a história do parque: Ir. Norberto Rauch, Ir. Joaquim Clotet, Ir. Evilázio Teixeira e o atual reitor Ir. Manuir Mentges.
A cerimônia reuniu nomes nacionais e internacionais do ecossistema de inovação e também foi marcada pela oficialização de parcerias com instituições nacionais e internacionais de ciência, tecnologia e inovação.
LEIA TAMBÉM: Pesquisa mapeará maturidade digital das grandes empresas do RSJosep Piqué, presidente do La Salle Technova Barcelona, o Parque Científico e Tecnológico da La Salle-University Ramon Llull,
assinou um convênio de cooperação com a Pucrs para a promoção, conjunta, de pesquisa e empreendedorismo em inteligência artificial.A
diretora executiva geral do Escalab - Centro de Escalonamento de Tecnologias da UFMG, Maria Duarte, representou a instituição na
assinatura de um acordo que visa a criação de spin-offs acadêmicas a partir da conjugação de esforços de ambas instituições. O foco é a capacitação de recursos humanos, a cooperação em projetos de pesquisa de interesse comum e o fomento do empreendedorismo, da inovação e de startups, por meio de disponibilização gratuita de estrutura física e ambientes compartilhados.
Também foi apresentado um
investimento do governo britânico para que o Tecnopuc e o GovtechLab criem um hub de inovação Govtech no Tecnopuc.
O que disseram algumas autoridades sobre o futuro do parque
Flavia Fiorin
TECNOPUC/DIVULGAÇÃO/JC
"Quando falamos em ambientes hiperconectados e fígitais, estamos endereçando algo que o mercado está vivendo. Mais do que um ponto de chegada, o Anywhere é um movimento contínuo de transformação". Flavia Fiorin, gestora de operações e empreendedorismo do Tecnopuc
Luiz Carlos Pinto, secretário de inovação de Porto Alegre
Luiz Carlos Pinto
TÂNIA MEINERZ/JC
“A história da inovação em Porto Alegre pode ser dividida em antes do Tecnopuc e depois do Tecnopuc, pela maneira como o parque estimulou as universidades a olharem mais para a capacidade de entrega de conhecimento e pela dedicação na construção de um ecossistema de inovação forte, capaz de se reinventar, de nunca se acomodar, de trazer novos parceiros”.
Simone Stülp, secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS
Simone Stülp
FERNANDA BIGIO DAVOGLIO/JC
“Quando pensamos na constituição dos ambientes de inovação do Rio Grande do Sul, uma das primeiras instituições que vêm na nossa mente é o Tecnopuc e todo o trabalho que a Pucrs vem fazendo. Estou muito feliz em estar aqui neste momento ímpar para o nosso Estado, onde todos nós, cada um fazendo sua parte, estamos construindo um futuro melhor”.
Josep Piqué, presidente do La Salle Technova Barcelona
Josep Piqué
CAMILA CUNHA/DIVULGA??O/JC
“A modernização do Tecnopuc é um marco físico, de renovação da sua infraestrutura, mas também simbólico. O que estamos vendo aqui agora é a criação dos espaços do futuro, mas já temos que começar a pensar nos próximos 20 anos. A inovação é quase uma utopia, vemos algo no horizonte e, quando nos aproximamos, ele vai se afastamento. Inovação é um movimento permanente”.
Rafael Prikladnicki, presidente da Invest RS
Rafael Prikladnicki
Mauricio Tonetto / Palácio Piratini/ DIvulgação/JC
“Uma das exigências do mundo atual é que estejamos sempre nos adaptando, e essa modernização do Tecnopuc significa uma conexão com o que há de mais moderno em parques e hubs de inovação, e certamente irá beneficiar a cidade e o Estado”.
Carlos Eduardo Aranha, gerente de Inovação do Sebrae RS
“O Tecnopuc já foi inúmeras vezes premiado como um dos melhores ambientes de inovação do Brasil e tem, inclusive, um papel muito importante ao apoiar o desenvolvimento de outros ambientes, especialmente os do interior do Rio Grande do Sul, que precisam dessas referências”.