Uma pesquisa do DV Fraud Lab revelou que as taxas de tráfego inválido geral (GIVT) cresceram 86% no segundo semestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Somente em dezembro, o aumento foi de aproximadamente 70%.
O estudo apontou que esse crescimento está ligado à disseminação de rastreadores e scrapers, que utilizam inteligência artificial (IA) para fazer coleta e análise automatizada de conteúdo online. A DoubleVerify (DV) monitora esses rastreadores e classifica as falsas impressões geradas por scrapers como fraude de bot SIVT.
Embora o GIVT não envolva necessariamente atividades fraudulentas, como o tráfego inválido sofisticado (SIVT), ele pode distorcer métricas publicitárias ao inflar a contagem de impressões. No quarto trimestre de 2024, os volumes mensais de GIVT ultrapassaram 2 bilhões de solicitações de anúncios pela primeira vez na história.
Os rastreadores são projetados para simular o comportamento do usuário. Em geral, essas ferramentas são utilizadas por empresas, instituições de pesquisa e desenvolvedores, geralmente para aplicação em treinamento de modelos de machine learning e coleta de dados.
Em 2024, 16% das impressões GIVT foram geradas por bots associados a scrapers de IA — alguns declaradamente destinados a treinamento de IA e outros usados para uma combinação de objetivos.