A Eventim, uma das maiores na venda de ingressos do mercado, firmou uma parceria inédita no setor de entretenimento com a The Nature Conservancy (TNC) Brasil para restaurar áreas degradadas nos biomas brasileiros. A iniciativa faz parte da campanha Restaura Brasil e prevê o plantio de 6 mil árvores, com ações sendo colocadas em prática ainda em 2024.
O trabalho de restauração apoiado pela Eventim será realizado na Terra Indígena Marãiwatsédé, do povo Xavante, em Mato Grosso. Serão implantados sistemas agroflorestais que intercalam espécies agrícolas e florestais nativas, como pequi, baru, cajá, buriti, caju, milho, feijão, abóbora e mandioca. Além de recuperar a floresta, a iniciativa aumentará a disponibilidade de alimentos para as comunidades locais, gerando benefícios ambientais e sociais.
A TNC Brasil, em parceria com a Rede de Sementes do Xingu e a Operação Amazônia Nativa (OPAN), está implementando o projeto junto ao Grupo de Mulheres Xavante Coletoras de Sementes.
"Estamos cuidadosamente desenhando o projeto em conjunto com a comunidade local para encontrar a combinação ideal que traga benefícios ambientais e sociais que façam sentido para as pessoas que ali vivem", explica Rubens Benini, líder da estratégia de florestas e restauração da TNC na América Latina.
Como parte da colaboração, a Eventim criou uma plataforma de doação do Restaura Brasil, permitindo que clientes façam doações — o canal pode ser acessado a partir do site oficial da empresa. "Nosso plano de negócios envolve unir parceiros e consumidores para executar a ação e ampliar o alcance de organizações que trabalham em prol do reflorestamento", detalha Jorge Reis, CEO da Eventim.