Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora
Mercado Digital
Patricia Knebel

Patricia Knebel

Publicada em 20 de Setembro de 2024 às 18:04

Semana Caldeira começa segunda e deve reunir 10 mil pessoas

Evento marca reinauguração do primeiro andar do Instituto após as enchentes

Evento marca reinauguração do primeiro andar do Instituto após as enchentes

Instituto Caldeira/Divulgação/JC
Compartilhe:
Patricia Knebel
Patricia Knebel
O medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro, o economista Pérsio Arida, que participou da implementação do Plano Real, e a presidente do Instituto Singularidades, Claudia Costin, são algumas atrações da Semana Caldeira, que inicia nessa segunda-feira (23). Com o tema "Navegando em Tempos Incertos: ideias e reflexões sobre o futuro", o evento marca a reinauguração do primeiro andar do Instituto Caldeira após as enchentes. A meta é ser a maior Semana Caldeira até hoje - em número de atividades, palestrantes e público. Mais de 10 mil pessoas são esperadas ao longo dos cinco dias de programação, que conta com um time de speakers nacionais de peso e reunirá mais de 80 atividades, palestras e conteúdos organizados em eixos temáticos. Para participar, é preciso se inscrever no site do hub.
O medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro, o economista Pérsio Arida, que participou da implementação do Plano Real, e a presidente do Instituto Singularidades, Claudia Costin, são algumas atrações da Semana Caldeira, que inicia nessa segunda-feira (23).

Com o tema "Navegando em Tempos Incertos: ideias e reflexões sobre o futuro", o evento marca a reinauguração do primeiro andar do Instituto Caldeira após as enchentes.

A meta é ser a maior Semana Caldeira até hoje - em número de atividades, palestrantes e público. Mais de 10 mil pessoas são esperadas ao longo dos cinco dias de programação, que conta com um time de speakers nacionais de peso e reunirá mais de 80 atividades, palestras e conteúdos organizados em eixos temáticos. Para participar, é preciso se inscrever no site do hub.
"A Semana Caldeira é um evento cheio de significados para o instituto: além de representar uma excepcional oportunidade de troca de conhecimentos e de geração de conexões entre as empresas e instituições vinculadas ao Caldeira, neste ano ela representa também a resiliência de uma comunidade que sai mais forte de um episódio extraordinário, como foram as enchentes", comenta Pedro Valério, diretor executivo do Caldeira.

Entre os speakers confirmados estão Wagner Ruiz (cofundador do Ebanx), ⁠Rodrigo Tognini (cofundador do Conta Simples), ⁠Diego Puerta (General Manager da Dell Brasil), Marcio Callage (CMO da Vulcabrás), Fabio Faccio (presidente das Lojas Renner) e Clóvis Tramontina (diretor do Conselho de Administração da Tramontina).

E, claro, muitas mulheres de peso como Claudia Costin, Sandra Guerra (founding Partner Better Governance), Roberta Coelho (CEO da MIBR) e Marta Saft (diretora geral da Thoughtworks Brasil).
LEIA TAMBÉM: Após polêmica, presença de Tallis Gomes em evento na Capital é cancelada

Summer Job

O Instituto Caldeira está lançando um novo programa educacional. Batizado de Futuros Possíveis - Summer Job, o projeto será oficialmente lançado durante a Semana Caldeira 2024.

A iniciativa é inspirada no Summer Youth Employment Program, do Department of Youth & Community Development ("Departamento de Desenvolvimento Juvenil e Comunitário") de Nova York, nos Estados Unidos e será realizado em parceria com o Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul e com a embaixada norte-americana.

Além de uma imersão técnica de três meses, o programa inclui a possibilidade de os participantes terem uma experiência de trabalho de quatro a seis semanas em uma empresa de alto potencial, recebendo uma bolsa de R$ 1 mil no período.

"Ao longo da capacitação, os alunos vão desenvolver não só habilidades técnicas e praticar o inglês, mas também aprimorar habilidades comportamentais e ter uma experiência de imersão no Caldeira, em contato com grandes empresas e profissionais, e podendo participar de eventos exclusivos", destaca Felipe Amaral, diretor do Campus Caldeira.

"As aulas são bilíngues, com vivências e conversação em inglês, atividades de integração com o mercado, e um ambiente de cocriação, com o aprendizado baseado em projetos. Queremos incentivar o protagonismo e a proatividade dos participantes", acrescenta.

Notícias relacionadas