Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora
Mercado Digital
Patricia Knebel

Patricia Knebel

Publicada em 11 de Setembro de 2024 às 13:26

Rivais declarados, Oracle e AWS anunciam parceria estratégica

Chairman do board e CTO Oracle, Larry Ellison divulgou aliança com tradicional concorrente

Chairman do board e CTO Oracle, Larry Ellison divulgou aliança com tradicional concorrente

Oracle/Divulgação/JC
Compartilhe:
Patricia Knebel
Patricia Knebel
De Las Vegas
De Las Vegas
Quem acompanha anualmente o Oracle CloudWorld em Las Vegas, se acostumou a ver o irreverente chairman do board e CTO Oracle, Larry Ellison, alfinetar a Amazon Web Services (AWS) - as duas empresas são concorrentes declaradas.

Nesta terça-feira (10), porém, o roteiro foi diferente. O executivo recebeu no palco o CEO da AWS, Matt Garman, para o anúncio de uma parceria estratégica entre as duas empresas, selada com o lançamento do Oracle Database@AWS. A nova oferta permite aos clientes acessar o Oracle Autonomous Database em infraestrutura dedicada e o Oracle Exadata Database Service dentro da AWS.

"A era da multicloud começou", celebrou Ellison, destacando que os clientes querem usar múltiplas clouds, de players como Oracle, Microsoft, AWS e Google. "Alguns gostariam de mover o Oracle Exadata Databases ou suas aplicações para AWS, alguns gostariam de usar as aplicações da Oracle dentro da AWS. Mas fazer isso não é fácil e nem rápido. A multicloud torna essa interconexão possível", complementou.

A CEO da Oracle, Safra Catz, também destacou esse movimento durante o seu keynote. "Muitos de nossos rivais de longa data agora são nossos parceiros, como Microsoft, Google e, agora, a AWS. Construímos nossa tecnologia para que vocês, nossos clientes, pudessem executá-la em qualquer lugar que quisessem", destacou.

A perspectiva é, com essa solução, oferecer uma experiência unificada entre a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) e a AWS, simplificando a administração de bancos de dados, faturamento e suporte ao cliente. Os clientes poderão conectar seus dados empresariais no Oracle Database a aplicativos na AWS, incluindo serviços avançados de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML).
"Estamos vendo uma grande demanda de clientes que desejam usar múltiplas nuvens. Para atender essa demanda e oferecer aos clientes a escolha e flexibilidade que desejam, Amazon e Oracle estão conectando de forma integrada os serviços da AWS com a mais recente tecnologia de banco de dados da Oracle, incluindo o Oracle Autonomous Database. Com a Oracle Cloud Infrastructure implantada dentro dos datacenters da AWS, podemos oferecer aos clientes o melhor desempenho de banco de dados e rede possível", destacou
Ellison.

"Desde 2008, clientes podem executar suas cargas de trabalho Oracle na nuvem, e desde então, muitas das maiores e mais sensíveis organizações do mundo escolheram implantar seu software Oracle na AWS”, disse Matt Garman, CEO da AWS. “Essa nova parceria mais profunda oferecerá serviços Oracle Database dentro da AWS, permitindo que os clientes aproveitem a flexibilidade, confiabilidade e escalabilidade da nuvem mais amplamente adotada do mundo junto ao software empresarial que utilizam.”

Os novos recursos do Oracle Database@AWS permitem que as organizações aproveitem suas habilidades existentes e comecem imediatamente com uma experiência totalmente integrada para implantar, gerenciar e usar o Oracle Autonomous Database e o Oracle Exadata Database Service na AWS.

Ambas as empresas irão ao mercado juntas com o Oracle Database@AWS, beneficiando organizações globalmente e em vários setores, como serviços financeiros, saúde, manufatura, varejo, telecomunicações e serviços públicos.

"Estamos voltando para a lógica do passado, ainda na época do on premise, em que o cliente podia tomar a decisão de onde queria rodar. A tendência é que isso possa acontecer também na nuvem", comenta o presidente da Oracle Brasil, Alexandre Maioral.

A expectativa é que isso esteja disponível no Brasil em meados de 2025. O executivo vê muito potencial do desenvolvimento dessa parceria no segmento financeiro, pelo volume de players que usam banco de dados da Oracle e nuvem da AWS. 

Notícias relacionadas