LEIA TAMBÉM: O Brasil é resiliente, diz líder da indiana ManageEngineA GovTools foi
fundada por Willian Marcos (CEO), Marlon Candido (COO), e Andrew Brunoro (CTO), em dezembro de 2023. No mês seguinte a startup, com o apoio da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict), de Gravatai, começou a desenvolver a solução para facilitar os pedidos e a comunicação entre a população e o governo durante eventos climáticos (AjudaChat).
O time da
gotech já havia trabalhado em parceria com a prefeitura no desenvolvimento de um catálogo para adoção de animais meses antes, em outubro de 2023. Naquela oportunidade foram catalogados 280 animais.
Aliás, antes mesmo do aporte,
a equipe da GovTools já tinha uma relação com a Ventiur. Candido passou por um processo de aceleração em outro empreendimento. Junto com outros dois sócios, ele
comandou a Suiteshare, startup acelerada pela Ventiur, e que foi adquirida pela VTEX – plataforma global de comércio digital que reúne funcionalidades nativas de marketplace e gerenciamento de pedidos, em maio de 2021.
A
Suiteshare foi acelerada com o apoio do Grupo de Investidores Feevale Techpark em 2018, permitindo que a empresa ampliasse sua atuação no mercado e atraísse a atenção dos investidores. “A Ventiur consegue entregar as ferramentas necessárias para o crescimento de uma startup. A qualificação dos mentores e investidores é muito importante, além das próprias conexões que são geradas”, observou o COO da GovTools.
O
sócio e COO da Ventiur Smart Capital, Guilherme Kudiess, conta que, entre os critérios que foram avaliados para decidir pelo investimento na Govtools, o que mais pesou foi o time fundador.
“O
principal motivador para a escolha do investimento na GovTools foram os empreendedores. Anteriormente, eles fundaram e ajudaram a consolidar a Suiteshare, que anos depois acabou sendo vendida para a VTEX, uma gigante do e-commerce”, comentou o COO.
Ele comenta que, no passado,
a empresa investiu em uma startup chamada Devorando que, em 2016, foi vendida para o iFood. Depois de um ano, os empreendedores fundaram uma nova startup chamada Saipos, que após três anos rendeu mais um exit para a Ventiur.
“Dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, mas estamos confiantes que conseguiremos repetir o fenômeno de um time de founders render mais um desinvestimento de sucesso”, complementa Kudiess.
A
Govtools é a 99ª startup acelerada pela Ventiur e sétima no âmbito do Grupo de Investidores do PradoTech – empreendimento lançado em dezembro de 2021, e que está localizado no Prado Bairro-Cidade, em Gravataí.
O
CEO da GovTools, Willian Marcos, comenta que a empresa possui duas soluções em andamento. A primeira, a AjudaChat, foi criada de maneira gratuita pela startup em janeiro deste ano (justamente após uma enchente, porém de menores proporções na cidade de Gravataí).
A outra solução da GovTools é a Recicla.ai. “Além de alertar a população sobre os dias da coleta seletiva, a ferramenta orienta a população sobre a correta separação do lixo, e ainda estimula a economia verde através dos recursos gerados para as cooperativas de reciclagem”, pontua.