Quatro projetos desenvolvidos nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Atitus Educação foram contemplados no maior edital da história do Programa Pesquisador Gaúcho, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs).
Dentre os contemplados, dois projetos são coordenados por docentes do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, um do Mestrado em Direito e outro do Mestrado em Odontologia da instituição.
Lançado em 2023, o edital disponibilizou aos pesquisadores gaúchos R$ 25 milhões. Foram recebidas 819 propostas de 35 instituições de ensino/pesquisa do Estado. Destas, 805 foram consideradas elegíveis e passaram para a avaliação de mérito. Ao todo, 400 projetos foram contemplados.
A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ), Caliane Christie Oliveira de Almeida, destaca o número crescente de fomentos e outras naturezas de apoios ao desenvolvimento de projetos de pesquisa recebidos pelo programa: “Isso tem contribuído para a sua consolidação e atestado, de forma contínua, a sua qualidade reconhecida em âmbito nacional”.
Entre os aprovados estão o “Missão Criativa: empoderamento inclusivo e aprendizagem empreendedora das crianças com desenvolvimento típico e atípico por meio do codesign tecnológico e uso de IA na fabricação de brinquedos e mobiliários educativos”.