O Aeroporto Internacional José Joaquín de Olmedo, na cidade de Guayaquil, no Equador, adotou a solução de vídeo segurança e controle de acesso Avigilon Unity, da Motorola Solutions, para melhorar o gerenciamento de vídeo e controle de acesso no local.
Com 180 hectares de área terrestre e uma média de 4 milhões de passageiros por ano, o aeroporto, que é administrado pela Terminal Aeroportuaria de Guayaquil S.A. (TAGSA), conta com câmeras instaladas em pontos estratégicos, garantindo que a equipe tenha visibilidade dos locais críticos.
O sistema também desempenha função analítica e é capaz de detectar e notificar sobre situações que representem risco, como atividades incomuns de multidões, acesso não autorizado a áreas restritas e outras ameaças à segurança, como bagagens abandonadas.
Além disso, câmeras térmicas foram instaladas em grandes áreas do aeroporto para melhorar a visibilidade noturna. Esses equipamentos conseguem cobrir grandes extensões, detectar movimentos incomuns e identificar possíveis invasões em locais restritos.
“Com nossa nova solução de gerenciamento de vídeo e controle de acesso, conseguimos estender a segurança a áreas que não eram cobertas anteriormente, além de adicionar recursos que permitem que nossa equipe de segurança tome decisões mais informadas e eficientes”, avalia o gerente geral da TAGSA, Angel Cordova.
O vice-presidente e diretor de Vendas de Vídeo Segurança e Controle de Acesso da Motorola Solutions para a América Latina, Ulises Gomez, destaca a agilidade e eficiência obtida pelo aeroporto ao pesquisar e analisar vídeos ao vivo e gravados.