LEIA MAIS: Avanço da GenIA depende de uma estratégia robusta de dadosE a
educação está no centro deste futuro. "Precisamos
democratizar a educação e, efetivamente, ter as mesmas oportunidades para diferentes pessoas, e em diferentes cidades do mundo", pondera.
A
contratação de talentos qualificados em IA é uma prioridade para 80% dos empregadores, mas a
maioria deles não consegue encontrar os talentos de que precisam, aponta a
pesquisa “Acelerando Habilidades em IA”, resultado de uma colaboração entre a Access Partnership e a Amazon Web Services (AWS). O estudo ouviu 1,6 mil 600 funcionários e 500 organizações no Brasil, de todos os setores.
Quase todas as organizações do país serão habilitadas para IA. De acordo com a pesquisa,
97% planejam usar soluções baseadas em IA até 2028. Embora a
maioria dos empregadores (95%) acredite que seus departamentos de TI serão os maiores beneficiários da IA, eles preveem que outros departamentos, como P&D e financeiro, também serão beneficiados.
Entre os colaboradores, 68% esperam que a automação de tarefas seja o principal benefício da IA.
Além disso, 98% dos empregadores e 97% dos funcionários entrevistados conseguem identificar pelo menos um benefício da IA generativa, mesmo que seu uso esteja fora dos planos.
Os empregadores entrevistados no Brasil acreditam que a IA pode aumentar a produtividade em 66% quando a IA é totalmente utilizada em todas as funções de trabalho possíveis. A estimativa é semelhante tanto entre grandes quanto pequenas e médias empresas.
Compreendendo os possíveis benefícios da IA,
80% dos empregadores pesquisados consideram a contratação de talentos com habilidades e experiência em IA uma prioridade. No entanto, a maioria deles (68%) dizem que não conseguem encontrar os talentos de que precisam.
A pesquisa também revela que os empregadores não estão focados apenas em trabalhadores com habilidades técnicas, como codificação. Na verdade, o
pensamento crítico e criativo é ainda mais procurado.
“Os empregadores enfrentam uma crescente lacuna de habilidades de IA que só pode ser fechada por meio de programas de treinamento”, avalia Carolina.
Com expressivo potencial da IA para melhorar a eficiência operacional, a produtividade dos funcionários e a tomada de decisões, o
s empregadores pesquisados estão dispostos a pagar salários mais altos para funcionários com habilidades na tecnologia.
Mais precisamente 46% a mais por funcionários de TI com habilidades em IA.
Os trabalhadores também mostram interesse em se qualificar: quase 80% mencionaram que estariam interessados em desenvolver habilidades de IA para avançar em suas carreiras. De forma encorajadora, 92% das mulheres entrevistadas indicam interesse em adquirir competências de IA e, no recorte de gerações, o interesse é sempre superior a 80%.