Instor decola para mercado internacional com robô autônomo para áreas de risco

O Tupã EX é um dos únicos cinco robôs do mundo produzidos para operar em ambientes explosivos e o único desse modelo na América

Por Maria Welter

Mercado Digital - Tupã EX - robô autônomo - IA - Instor
A gaúcha Instor decola para o mercado internacional com um robô autônomo desenvolvido para realizar inspeções de rotina em áreas de risco, como plataformas de petróleo e mineradoras. Chamado de Tupã EX, o robô será apresentado na França, nas instalações da empresa Cybernetix, parceira do projeto, entre os meses de outubro e novembro. 
O Tupã EX é um dos únicos cinco robôs do mundo produzidos para operar em ambientes explosivos (EX) e o único desse modelo na América. Segundo o CEO da empresa, Miguel Serrano, o objetivo da tecnologia é evitar que os seres humanos se coloquem em ambientes perigosos. "Nós queremos ajudar as pessoas, então queremos desenvolver uma tecnologia que vai poupar vidas; não faz sentido, em 2023, que pessoas arrisquem a vida delas em lugares de risco", explica Serrano.

• LEIA TAMBÉM: 
A tecnologia embarca para a Europa na primeira semana de agosto para a instalação do software da Cybernetix. Entre os meses de outubro e novembro, o produto será apresentado a possíveis clientes, como Petrobras, Repsol, Saudi, Aramco, Braskem e Basf. Durante o período de demonstrações, o Tupã EX irá realizar missões de inspeção autônoma em uma planta piloto que simula ambiente de plataforma. 
A Instor foi fundada em 2004, focada no desenvolvimento de soluções sob demanda. Serrano conta que, em 2019, a empresa teve uma virada de chave e passou a investir em produtos. Situada no Tecnopuc de Viamão, além das áreas de petróleo, gás e mineração, investe em soluções para logística, agricultura, nuclear e saúde.