Em um ano de avanços significativos no uso da inteligência artificial (IA), tanto em aplicações B2B quanto B2C, os líderes de TI no Brasil estão confiantes quanto à adoção da tecnologia em suas organizações, em comparação com os líderes globais, mostra a pesquisa Global Tech Trends Survey 2023, da Equinix.
Segundo o levantamento, mais de quatro em cada dez executivos de TI entrevistados globalmente (42%) acreditam que sua infraestrutura não está preparada para as demandas da tecnologia. Já no Brasil, o cenário é mais positivo e somente 22% deles revelam preocupações com a infraestrutura digital. A pesquisa consultou 2.900 líderes globais de tecnologia de TI das Américas, Ásia-Pacífico e regiões da Europa, Oriente Médio e África (EMEA).
"Os líderes de tecnologia em todo o mundo estão acelerando a integração da IA em suas organizações, e ela está se tornando cada vez mais uma capacidade crítica para habilitar sistemas inteligentes e autônomos que alimentam um negócio moderno. Aqueles que não conseguirem maximizar seu uso podem ficar para trás", disse Kaladhar Voruganti, Tecnólogo Sênior da Equinix.
• LEIA MAIS: Accenture investirá US$ 3 bilhões em Inteligência Artificial
A adoção de IA está avançando em todos os setores da indústria, com três quartos (75%) dos 2.900 tomadores de decisão de TI entrevistados em todo o mundo buscando se beneficiar das vantagens da tecnologia e já usando ou planejando usá-la em funções-chave.
As organizações globais são mais propensas a utilizar IA, ou planejam fazê-lo, em operações de TI (85%), seguida por segurança cibernética (81%) e experiência do cliente (79%).
No Brasil, atividades relacionadas à TI também lideram o ranking (97%), com experiência do cliente (96%), marketing (92%) e vendas (91%) na sequência.
"O desenvolvimento bem-sucedido de modelos precisos de IA depende do acesso seguro e de alta velocidade a fontes de dados internas e externas que podem estar espalhadas por várias nuvens e data brokers", acrescentou Voruganti.
Comparando as regiões, os líderes da EMEA demonstraram a maior incerteza sobre a capacidade de sua infraestrutura para acomodar as necessidades de IA (49%), em comparação com os líderes da Ásia-Pacífico (44%) e das Américas (32%).
"O Global Tech Trends Survey aponta que a IA é quase uma unanimidade entre as tecnologias em uso ou com mais chances de serem implementadas nos próximos anos no Brasil. Para alguns analistas, o país passou a investir em IA um pouco depois de países desenvolvidos, mas o que vemos é que agora os executivos estão confiantes e apostando na tecnologia", disse Victor Arnaud, managing director da Equinix no Brasil.