O italiano é conhecido pela dedicação ao trabalho. E o cônsul-geral da Itália no Rio Grande do Sul, Valerio Caruso, confirma essa marca. Sua gestão à frente do Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre tem gerado resultados. Depois de bater o recorde no reconhecimento de cidadanias em 2024, a reaproximação com diversos setores culminou na reinstalação da Câmara de Comércio Italiana. Particularmente, eu adoro a Itália. Em épocas passadas era o único país do mundo em que a Bolsa subia quando o gabinete caia.
Missão RS na Holanda
O repórter Jefferson Klein é o enviado especial do Jornal do Comércio à
missão gaúcha na Holanda. A partir de amanhã, ele trará informações diárias sobre as agendas com a participação do governador Eduardo Leite e do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, acompanhando a experiência dos Países Baixos na prevenção a enchentes.
Outra volta no parafuso I
A denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) contra Jair Bolsonaro em tempo recorde deverá ser acolhida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Vem a calhar para Lula e sua candidatura em 2026, e também pela repercussão do plano abortado, de autoria de desvairados baderneiros. A repercussão é valiosa para tentar mitigar a queda de popularidade do presidente. Ou não.
Outra volta no parafuso II
Iluminado pelos holofotes da denúncia, Lula é um ex-futuro mártir. Não resta a menor dúvida que o ex- presidente será tornado inelegível e removido do grid de largada das eleições de 2026. Acontece que, mesmo fora da corrida, Bolsonaro ainda tem e terá índices elevados de simpatia pelo eleitorado. É um cadáver político insepulto.
O exército dominante
Não são os evangélicos, não são os católicos, nem os agnósticos, e também não são os de baixa renda. O maior contingente eleitoral do País são os desligados. Não estão nem aí, são como os três macaquinhos que não ouvem, não falam e não veem. É deles o presente e o futuro do Brasil. Os ligados estão em extinção.
Fugindo das balas
O Brasil blindou um total de 34.402 carros em 2024, um recorde histórico para um setor que está em expansão nos últimos 30 anos. O lado ruim é que carros assim têm baixo valor de revenda. Ou isso ou um tiro na testa.
Os irreconciliáveis
Uma preocupação que o PT não tem, a união da direita e dos conservadores. Brigam entre si, mesmo que seja em benefício comum. E neste quesito criou-se a lenda que conservadores e direitistas são farinha do mesmo saco. Não é. Para a esquerda é conveniente essa confusão, à noite todos os gatos são pardos. O brasileiro é ruim em definições exatas.
Assim não dá
Se a meteorologia estiver certa vamos ter calorão perto dos 40 graus até meados da próxima semana. Valha-nos Nossa Senhora do Alto Forno!
Linha vermelha
Leitor concorda com a nota sobre os abusos dos ônibus e motoboys. E aduz: "Aliás, parece que em POA todos são maragatos, sinal vermelho é passagem livre para eles". E também se queixa do mau estado das calçadas. Não adianta dizer que a culpa é do proprietário do imóvel, se não há fiscalização.
Medicina em São Jerônimo
A Região Carbonífera se mobiliza para que o Ministério da Educação emita a portaria que autoriza definitivamente o curso de Medicina da Ulbra em São Jerônimo. Prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias se engajam na campanha.