Morador do bairro Petrópolis envia imagem provando que em tudo na vida sempre há os dois lados. Frente ao prédio onde mora, um edifício de oito andares está em construção. A partir das 6h30min o barulho de caminhões e da gritaria dos operários desperta a região. O que compensa é o visual dos flamboyant, árvore originária da ilha de Madagascar. Por isso, floresce no final da primavera e início do verão.
Maldade empacotada
O presidente Lula disse na sexta-feira que o pacotinho das maldades foi feito para se obter a justiça tributária. Mas nem de longe, presidente. Se houvesse justiça tributária neste país, não deveria ser cobrada nem a metade da carga tributária atual sem os serviços correspondentes equivalentes.
Perdão pela metade
O governo brasileiro pediu perdão aos 5 mil ex-funcionários da Panair do Brasil, "quebrada" da noite para o dia pelo governo João Goulart, mas sem pagamento da pensão. Era um brinco de empresa, frota própria de aviões novos, escritórios em todo mundo. Tudo foi doado para a Varig, que por sua vez se deu mal durante o governo Lula. Compras de aviões e más gestões foram a pá de cal, mais um ajudinha de ministros.
Por sinal...
Os gaúchos idolatravam tanto a Varig que o jornalista Justino Martins, da revista Manchete, escreveu que o sonho do gaúcho era ser cavalo ou avião da Varig. Só sobrou o cavalo. Perdão sem dindin só no confessionário.
Um balanço da missão à Ásia
Governador Eduardo Leite concede entrevista na missão na China
MAURÍCIO TONETTO/SECOM/JC
No último dia de atividades da missão à Ásia, concluída na semana passada, o governador Eduardo Leite concedeu uma entrevista aos jornalistas que acompanharam as atividades da comitiva gaúcha no Japão e na China. Falou das perspectivas de negócios com grandes empresas - especialmente montadoras de automóveis -, projetos para minimizar o impacto de enchentes e iniciativas focadas em desenvolver a produção de hidrogênio verde em solo gaúcho. A entrevista está nas páginas 20 e 21.
O dólar é ateu
A expectativa para esta semana é Bolsa e dólar. Ao contrário do que pensa a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, a moeda americana tem vida própria. E não acredita em Deus, apesar de nas células de 20 dólares estar escrito "In God we trust". Suas oscilações sempre têm origem terrena.
Casa e comida
O aquecimento do setor imobiliário do Litoral Norte gaúcho, especialmente Capão da Canoa / Xangri-Lá, não dá sinais de arrefecimento. Na semana passada, ocorreu o lançamento de 400 lotes de novo condomínio perto do Marina Park. Uma semana antes da abertura da comercialização, mais de 20 corretores faziam plantão diante do local. A incorporadora serviu café da manhã, lanche e almoço por vários dias.
A volta dos que não foram
Contrastando com a pachorra das últimas semanas, a sexta-feira foi dia de intenso movimento de trânsito, incluindo viajantes para o Litoral devido ao calor senegalesco. Embora sem o fulgor de tempos idos, o Centro Histórico de Porto Alegre e seus restaurantes regurgitava de gente. Houve um alinhamento dos planetas, final de mês, virada do cartão de crédito e a proximidade do Natal. Quem foi esperto comprou na Black Friday, que deve fazer hora extra e se estender até hoje.
Gol do seu Clovis
A Tramontina está com um lançamento da Lixeira Portofino LYF 100% reciclável e sustentável, incluindo componentes de plástico reciclado pós-consumo (PCR). Produzidas em Aço Verde Aperam, as lixeiras Portofino aliam estética e resistência.
A generosidade no fim do ano
Garçons de restaurantes estavam mais suados e mais felizes desde sexta-feira. O movimento bem movimentado é garantia de comissões mais gordinhas, quem sabe até mais que os 10% de praxe. Moedas e comida também pingam neles.