Praça da Matriz, 10 da manhã, sexta-feira. Por tudo que passamos em 2024, certamente no ano que vem faltarão postos de atendimento como este. Enchentes (foram três grandes no Vale do Taquari), guerras, turbulência permanente em Brasília e futebol brasileiro em baixa, são amostras do que passamos nestes 11 meses. E ainda falta dezembro...
Faroeste urbano I
É raro ver um fiscal da EPTC nas ruas, salvo em acidentes e eventos. Ipso facto, instalou-se a lei da selva nas ruas da Capital. Estripulias dos motoboys, o avanço das bikes e patinetes em áreas que antigamente pertenciam aos pedestres, enquanto os motoristas fazem gato e sapato.
Faroeste urbano II
Conversões proibidas inclusive com sinal aberto para o transeunte, uso dos corredores de ônibus por particulares e uma nova moda para ficar impune, o uso de luzes piscantes azuis e vermelhas como nos carros "discretos" da Polícia. Parece até que vigora a licença para matar como o 007.
A vitória
do trabalho
Desde seu primeiro mandato como presidente da OAB gaúcha, o advogado Leonardo Lamachia chamou a atenção pelo foco e disposição em trabalhar em prol da advocacia gaúcha, sem perder de vista o contexto do Brasil complicado. Vitória retumbante, reeleito com 77% dos votos. Não é para qualquer um.
Ó vós que entrais..
...perdei toda esperança, como escrito no pórtico do Inferno de Dante Alighieri. O quarto indiciamento de Jair Bolsonaro, que fatalmente será condenado em todos, lembra a história de alguém que foi condenado à prisão perpétua por mais 20 anos.
Ficou bonita...
Fernando Albrecht/especial/jc
...a nova cara da avenida Borges de Medeiros, trecho entre a Andradas e a Salgado Filho. Depois de todo esse tempo, o calçamento ficou impecável e assim deverá permanecer até que alguém abra uma vale e não a feche. É a maldição da cidade, que deveria ser cobrada das empreiteiras pela prefeitura.
Historinha de segunda
O catador veio carregando dois imensos sacos plásticos com latinhas de alumínio. Passa por mim e pergunta.
- Tio, tem um pila aí?
- Não.
- Nem Pix?
E deu risada. E arrematou:
- Não tenho nem celular, vou ter Pix...
O pila multiplicado por cinco saiu do meu bolso e aterrissou na mão dele. Prêmio pelo bom humor.
Repúdio ao Carrefour
Depois das associações nacionais de Brangus e Angus, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) também critica a decisão do Carrefour de não mais comprar carnes do Mercosul. É o protecionismo francês em plena ofensiva.
A turma do estetoscópio
Adamastor Pereira, Flávio Fuchs, Manuel Ruttkay Pereira e Osvandré Lech são os novos membros da Academia Riograndense de Medicina.
Mirante de Santa Teresa
Fala-se que o mirante do Morro Santa Teresa será revitalizado, o que é uma boa. E um resgate do passado: nos anos 1970, falou-se em um teleférico até a a avenida Beira Rio. Seria boa ideia, mas que esbarrou no custo.