Outrora figura comum nas ruas das cidades anunciando sua presença tocando uma flauta de Pan, feita de taquaras, o afiador de facas e outros instrumentos cortantes meio que tomou chá de sumiço quando estes utensílios caseiros ficaram baratos. Vez que outra aparece um para dar o ar da sua graça, como este na rua Padre Chagas. Freguesia encolheu, mas não desapareceu.
Sem querer querendo
Assim como outros municípios atingidos pela enchente, a prefeitura de Porto Alegre foi surpreendida com o prazo de 15 dias determinado pelo governo federal, a contar desta segunda-feira, para que os cidadãos possam recorrer do auxílio reconstrução. Detalhe: os municípios foram avisados apenas na quinta-feira, dia 31 de outubro. Não dá tempo para tocar a burocracia. Tem cara de maldade aí.
Realidade nua e crua
Sobre o aumento dos corridos do seguro-desemprego, aqui vai um caso contado por um proprietário de grande operação alimentícia. Boa parte das demissões, disse ele, é o empregado que provoca a fazer corpo mole para ser despedido após cinco ou seis meses. Então ele entra na Justiça, sempre leva algum, e depois opta pelo seguro-desemprego ou bolsa família, o que pagar mais.
A demora que atrapalha
Em qualquer atividade em que o tempo é essencial como cinema, o timing, o tempo certo que o diretor imprime à ação é vital. O timing do governo Lula em cortar despesas estragou o filme, cujo efeito imediato foi levar o dólar às alturas. E com ele, a inflação pega carona.
Rua da Saúde da Santa Casa
pg3 Rua da Saúde da Santa Casa
Leonardo Salvador/Divulgação/JC
A Santa Casa de Porto Alegre inaugurou a Rua da Saúde com o nome de Décio Andreotti, falecido em 2018. Além de professor e historiador, dedicou sua vida à pesquisa e ao ensino nas áreas de filosofia e matemática, como frisou o provedor Alfredo Englert. O ato contou com a presença do professor Luiz Osvaldo Leite, amigo e colega de Décio Andreotti.
Os butiás
do bolso
Mudas de butiazeiros produzidas na ex-Fepagro de Viamão serão entregues na Feira do Livro de Porto Alegre hoje às 19h, na sessão de autógrafos da obra sobre a visão e as previsões de José Lutzenberger. O livro traz imagens exuberantes do Parque Estadual de Itapuã.
Ave, Rayol
O cantor Agnaldo Rayol, falecido ontem aos 86 anos, foi um vozeirão (barítono) de ponta da música brasileira. Cantar a Ave Maria de Gounod era com ele mesmo. Os novinhos se esquecem que ele também teve o programa de humor, o Corte Rayol, junto com o humorista Renato Corte Real, na TV Record.
Vá entender
Para 52% dos americanos, a sua situação é pior do que há quatro anos. Mas os EUA estão longe de uma recessão, a taxa de desemprego é das menores em cerca de 50 anos, a taxa de população ocupada é recorde, a inflação cai, a produtividade cresce. Talvez o balizador seja como aqui, aumento do custo de vida.
Gordo profissional
Da série "depois que inventaram a debulhadeira de milho, não duvido de mais nada". Em conversa na internet sobre vinhos, os nomes dos comentaristas foram acrescidos com a profissão. Abaixo de um deles, apareceu um "gordo profissional".