Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora
Começo de Conversa

Alguns dos nossos patrocinadores

Fernando Albrecht

Fernando Albrecht

Publicada em 17 de Outubro de 2024 às 19:09

Natureza é símbolo da resistência no Centro Histórico de Porto Alegre

Fabio Pilger/Divulgação/JC
Compartilhe:
Fernando Albrecht
Em conversa com um engraxate da Praça da Alfândega fiquei sabendo dele que a retomada da vida no Centro Histórico ainda vai demorar a voltar ao normal. Se o negócio dele vai bem? "Vai se levando", respondeu. Enquanto isso, a enchente só não afetou as belas árvores, talvez pelo contrário devido ao material orgânico trazido pelas águas que se infiltraram no subsolo.
Em conversa com um engraxate da Praça da Alfândega fiquei sabendo dele que a retomada da vida no Centro Histórico ainda vai demorar a voltar ao normal. Se o negócio dele vai bem? "Vai se levando", respondeu. Enquanto isso, a enchente só não afetou as belas árvores, talvez pelo contrário devido ao material orgânico trazido pelas águas que se infiltraram no subsolo.
 
 

A madrugada dos amores perdidos e dos fantasmas despertados pelo bonde

pg3 Jacarandás floridos no Centro Histórico

pg3 Jacarandás floridos no Centro Histórico

Fabio Pilger/Divulgação/JC
Amor é o que acontece entre um homem e uma mulher que não se conhecem muito bem. A frase é do - para mim - o maior contista da Inglaterra, W. Somerset Maugham, aqui mais conhecido pelo livro que deu origem ao filme com o mesmo título "O fio da navalha". Seu texto é soberbo e seu conhecimento da alma humana melhor ainda. Mas esta frase em particular me acompanha há décadas. Se eu fosse dos caras que vivem pedindo reflexo, eu diria que ela merece uma profunda reflexão. É isso que acontece em boa parte dos casórios.
Se o dito do inglês já me impressionava desde que li suas obras, fiquei mais impressionado ainda quando ela foi reforçada numa noite bem no início dos anos 1960, tendo como palco um ignominioso pé-sujo em uma transversal da avenida Ceará, que nem placa com nome tinha. Poucas mesas e cadeiras, sentávamos em sacos de arroz e feijão. Cervejas geladas no balcão da Kibon, ventilador da geladeira raspando na proteção. Não esqueço do autor da fala, um bon vivant decadente e sem fundos. Decididamente não pertencia à sociedade das camisas com punhos de renda.

Comemos uma galinhada feita com uma penosa de origem duvidosa preparada por ele, cujo apelido era Cambalacho, quase o título do tango Siglo Veinte Cambalache: "El mundo fue y sera una porquería/ya lo se". Ele era divertido, mas as notas de amargor vestiam seus chistes com os guizos falsos da alegria. A certa altura falamos de amores ganhos, amores perdidos, amores impossíveis - não consumados, por isso impossíveis -, amores trágicos. Como vi que Cambalacho usava uma aliança grossa, perguntei a ele como classificaria seu casamento, e quando conheceu sua mulher.

- A Marina? Não a conheço. A mulher por quem me apaixonei não existe mais.
Levou o copo de cerveja quente à boca.
- Quando acordo olho para o lado e me pergunto, quem diabos será ela?

Ficamos em silêncio por algum tempo. Ao longe se ouviu um bonde corujão da linha IAPI rangendo nos trilhos espantando os fantasmas das almas perdidas, que queriam ter pelo menos um pouco de privacidade.
 

A vez da sinceridade

Milton Gerson/Divulgação/JC
O cartaz deste pedinte na avenida Ipiranga é um notável exercício de sinceridade. É muito comum que o dinheiro dado aos sem-teto seja antecedido pela recomendação "mas não vai gastar com bebida!" Mas a observação cuidadosa desse povo mostra um aparente paradoxo: talvez seja apenas uma forma de obter a boa vontade dos motoristas sem gastar tudo em birita. Ou não.
 

Turismo sustentável

A empresária brasileira Marta Rossi, fundadora da Rossi e Zorzanello, de Gramado, ganhou o prêmio "Boas Práticas em Turismo Sustentável e ODS Rumo a uma Geração de Igualdade". O concurso é promovido pela Federação Internacional de Associações de Executivas de Empresas Turísticas.

E vamo que vamo

Com o objetivo de capacitar startups gaúchas em fase de crescimento e se conectarem com investidores do mundo inteiro, o programa Invest Match está com inscrições abertas até esta sexta-feira. Liderado pelo Instituto Caldeira, o programa conta com a parceria do BRDE. As selecionadas poderão receber investimentos entre R$ 1 milhão e R$ 5 milhões.

Não dê o peixe, ensine a pescar

A Secretaria da Agricultura, por meio da Emater, está recebendo encomendas de alevinos até o dia 6 de dezembro. Produtores de Gramado interessados em adquirir os peixes devem realizar a encomenda junto a Emater, na rua Senador Salgado Filho. As espécies disponíveis são carpa, jundiá, tilápia, lambari, surubim, dourado e trairão. Lambari é comida de dourado e traíra.

Os "coitadinhos"

Pesquisa do Poder Data informa que 16% dos que já apostaram em bets dizem ter se endividado, e 24% dos pesquisados admitem que jogaram online. A julgar pelos falidos, cabe destacar que ninguém os obrigou a jogar, então não podemos resumir esse fator como se eles fossem coitadinhos sem poder para parar de apostar já no início da jogatina.

Feliz 96

O decano do Instituto dos Advogados RS, Hélio Faraco de Azevedo, lançará seu 10º livro intitulado de "Os Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário", no próximo dia 23, a partir das 17h30, na Sala da OAB/Cubo, parceria entre o escritório Faraco Azevedo Advogados com o IARGS e a OAB/RS. Nesta mesma data estará comemorando seu 96º aniversário.

Pense grande

O Allianz Parque, em São Paulo, uma das maiores arenas multiuso da América Latina, alcançou um feito histórico nesta semana. Durante o espetáculo da turnê de Sir Paul McCartney, dia 15 passado, o estádio superou a marca de 1 milhão de espectadores em shows em 2024.

Memória seletiva

Lula criticou os candidatos "antissistema". Esqueceu que quando ele se lançou à presidência nos anos 1990 também era antissistema, criticando acerbamente os partidos tradicionais. Nada mais "sistema" que antissistema.

Notícias relacionadas