Nos anos 1960, a indústria automobilística nacional recém-engatinhava, produzindo carros já fabricados no exterior. Para baratear, o acabamento deixava a desejar, e os motores eram fracos. Mesmo itens de segurança nas versões dos países de origem vinham esgualepados, como diria Olívio Dutra. A marca que se destacou foi a VW com o Fusca (aqui era fuca) e a Kombi. Foi sonho de consumo ter um. No início dos anos 1970, Porto Alegre só tinha 40 mil automóveis.
Começando por baixo. A Renault do Brasil lançou o Dauphine de três marchas e 32 hp, motor muy flaquito. Dava a impressão de se desmanchar. Era mais apertado que rato em guampa. Depois veio o Gordini, mais potente, na faixa do fusca. E havia as versões populares, mais peladas que dançarina de cabaré. O fusca foi chamado de Pé de Boi e o Gordini era conhecido como carro de professoras, havia até um plano especial de financiamento para elas chamado de Plano B. O Karmann Ghia era carro esporte, objeto de desejo pelo belo design. Subindo de preço havia o DKW Vemag, que na Alemanha deu origem aos Audi, com as argolas na frente do radiador. Motor de 50 cavalos, três cilindros em dois tempos, em vez dos quatro comuns.
Todos tinham variantes, como o Fissore da DKW, um belo carro que ganhou prêmios no exterior pelo design. Um degrau acima veio o Aero Willys, um obeso de 90 cavalos. Como era o mesmo do Jeep, foi apelidado de "jipe de fatiota". O modelo de ponta, o Itamaraty, era luxuoso, carro de autoridade. Nessa faixa surgiu o Simca Chambord V8. Seu apelido era "Belo Antônio", alusão a um filme italiano cujo personagem era impotente. Anteriormente fabricado pela Ford francesa, era outro que parecia tambor, bate faz um barulhão, fura não tem nada por dentro.
Adiante é outra história. O FNM Alfa Romeo tinha sido premiado no Salão de Turim, belo carro e motor de 2,150 cilindradas, porém, pesadão. Na cobertura do prédio o campeão, o Ford Landau, motor do Mustang americano de 200 cavalinhos. Era carro de tio, mas era de pura inveja. Resistente, ainda tem muitos rodando.
A loucura foram as gambiarras. A fabricante de carrocerias Brasinca lançou um carro esporte de dois lugares usando motor do utilitário da Chevrolet. Patinava até em terceira marcha. Para caber a caixa de direção, tiveram que "entortar" o volante. Outra loucura foi botar motor de Porsche no Karmann Ghia, mas essa só riquinho da pauliceia desvairada podia bancar. Com poucas estradas asfaltadas, a maioria dos nacionais "se desmanchava".
Mas essa já é outra história, e que continua até hoje.
Quem é que não teve sua turma? Livro com este nome trata das vivências do autor Ademir Porto Alegre no bairro Cidade Baixa, no período de 1955 a 1961, e as experiências ocorridas no bairro Rio Branco, no período de 1961 a 1972. Lançamento no dia 2 de outubro às 17h, no Café Terezas, Giordano Bruno, 318.
Além de rezar para todos os santos e santas possíveis, alguns candidatos acreditam que forças do além podem fazer milagres, tipo colocar quem está na rabeira das pesquisas no primeiro time. Vale numerologia, botar mais uma letra repetida no nome ou sobrenome e outras formas de trazer sorte. Sorte é algo muito relativo, caso da crença da ferradura. Se a ferradura desse sorte, cavalo não puxava carroça.
Começa a temporada de exposições da raça Angus, iniciando neste final de semana na Expofeira de Bagé. Vai reunir animais rústicos das raças Angus e Ultrablack para o julgamento, que ficará a cargo do jurado Fernando Cardoso.
Uma conquista histórica da OAB/RS: antecipação de mais de R$ 4 bi em precatórios federais de 2025. Serão disponibilizados em 2 de outubro. Dinheiro valioso na reconstrução do Estado (matéria nesta edição).
A Panvel já está oferecendo a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), a Abrysvo, da Pfizer. Pode ser encontrada em lojas da rede que oferecem o serviço de aplicação de vacinas através do Panvel Clinic, na Região Sul e São Paulo. É indicada para gestantes entre 32 e 36 semanas e idosos.
O Instituto Unimed Porto Alegre patrocinou uma ação de sustentabilidade e geração de renda, promovida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS), que vai resultar em 1,5 mil ecobags para distribuir aos participantes do Congregarh 2024.
A Estância das Oliveiras conquistou o primeiro lugar no Prêmio Mario Solinas Quality Award, considerado o Oscar de azeites de oliva. É a única premiação organizada oficialmente pelo COI (Comitê Oleícola Internacional).
O empresário gaúcho Roni Passos é o único CEO da área de transporte multimodal de cargas expressas do Brasil a ser convidado como palestrante para o evento "Logística do Futuro", dias 2 e 3 de outubro, no Transamérica Expo, em São Paulo. Roni fez carreira em empresa que garante entregar todo tipo de carga em qualquer lugar do País, em 24 horas.
Venâncio Aires, a Capital do Chimarrão, conta com seis chimarródromos. Além da água para o mate, água gelada ou temperatura natural, disponibiliza água para pets. Facilita e eles aprendem a tomar um mate amigo.
Durante as últimas semanas o Guaíba estava comportadinho, marcando 1,80 metro na régua. Às 8h de quinta-feira, pulou para 2,09 metros e, ao meio-dia, 2,18 m. A cota de inundação neste local é 3 metros. Às 17h15mim havia recuado para 2,16 metros.