Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora
Começo de Conversa

Alguns dos nossos patrocinadores

Fernando Albrecht

Fernando Albrecht

Publicada em 12 de Setembro de 2024 às 19:10

Pequeno paraíso escondido no bairro Independência, em Porto Alegre

Fernando Albrechcht/Especial/JC
Compartilhe:
Fernando Albrecht
Sinto uma dor infinita/ das ruas de Porto Alegre/ Onde jamais passarei. O poema de Mario Quintana cabe bem nesta simpática travessa que começa na avenida Independência, 794, e termina na rua André Puente, bairro Independência. Para quem sobe, fica um pouco adiante da rua Santo Antônio. A imagem já desperta simpatia. Mesinhas com guarda-sol, cafeteria, barbearia e pizzaria A Panela, acima da média, de um jornalista paulista que usa massa de fermentação natural.
Sinto uma dor infinita/ das ruas de Porto Alegre/ Onde jamais passarei. O poema de Mario Quintana cabe bem nesta simpática travessa que começa na avenida Independência, 794, e termina na rua André Puente, bairro Independência. Para quem sobe, fica um pouco adiante da rua Santo Antônio. A imagem já desperta simpatia. Mesinhas com guarda-sol, cafeteria, barbearia e pizzaria A Panela, acima da média, de um jornalista paulista que usa massa de fermentação natural.
 

Do Chanel ao Amor Gaúcho

Baunilha, canela, chocolate, café, e terra molhada. Estes são os cinco cheiros mais lembrados pelos terráqueos. Eu também tenho minha lista dos cheiros de Porto Alegre nos anos em que a Capital era boa demais para viver. O cheirinho de churrasco da Churrascaria Rancho Alegre, na Cristóvão Colombo, o cheiro da pizza da El Molino, o molho para cachorro-quente e o sanduíche de pernil do Matheus, na Rua da Praia, e aqui faço uma pausa.
O pai da reunificação da Alemanha, no século XIX, Otto von Bismarck, dizia que não convinha ao povo saber como se fazem salsichas e leis. Sabido esse Conde.
Pausa feita. Havia outros cheiros nem sempre agradáveis. De vez em quando a fábrica da Brahma, hoje Shopping Total, emanava um odor de repolho, que diziam ser usado para acelerar a produção. Mas chope recém-tirado era um cheiro bom.
Recordo do café, recém-moído em padarias, o cheiro do pão quentinho, quase igual ao cheiro do pão de milho feito no forno a lenha da minha mãe. Até hoje um sanduíche farroupilha com cacetinho recém-saído do forno e uma xícara de café é uma das melhores invenções gastronômicas já criadas. Parabéns ao Lord Sandwich, que no século XIX criou o sanduba para comer com uma mão, deixando a outra livre para jogar cartas com os amigos.
Há cheiros mais sutis, como o cheiro da água dos rios. Lembro demais dele no Arroio Forromeco da minha São Vendelino de outrora, a maresia assim que se avistavam as dunas de Tramandaí, o cheiro das cestas de vime vendidos em lojinhas e o bife na chapa sem azeite, só banha de porco.
Também da minha infância recordo do torresmo quentinho e do cheiro acre do espiral Boa Noite, para afastar mosquitos feito com uma plantinha chamada piretro, não-tóxica, pelo menos.
Os perfumes são um capítulo à parte. Lancaster e Água Velva para os homens, sabonete Lifebuoy, Channel número 5 para elas e uma loção chamada Atkinsons. No Centro, vendedores de chá-mate gelado serviam em copos afunilados de papel. Eu tenho até hoje prazer em cheirar mel, ainda mais quando está nas colmeias, a engenharia perfeita das abelhas que nunca tiraram a faculdade de Engenharia. Fedor também é um cheiro que se lembre, certo? Tipo fedor de chaminé de fábrica, e havia muitas na Capital.
Ainda quanto a perfumes femininos importados, maioria pela Casa Lyra, na Andradas, recordo de uma versão povão, envasada em pequenos vidros quebradiços. O mais famoso era o Amor Gaúcho. Uma vez aspergido no sovaco e pescoço das mulheres solteiras, era garantia de não conseguir marido.
Na época, outro odor enjoativo era talco perfumado, que era polvilhado a mais não poder corpo afora. Em dias quentes e ao sol, era quase corpo humano à milanesa. Mas essa já é outra história.

Pedalada italiana

Um dos esportes mais adorados pelos italianos ganha as ruas de Porto Alegre no domingo, dia 15 de setembro, em comemoração à Giornata dello Sport Italiano nel Mondo, parceria do Consulado-Geral da Itália em parceria com a PedAlegre. A largada será às 10h junto à Praça Itália ao lado do Shopping Praia de Belas. O cônsul-geral da Itália, Valerio Caruso, vai pedalar também.

Dia da ausência

Dias como quinta, com tempo chuvoso e com os assalariados de grana curta, são redutores de presença de carros e pessoas na cidade, especialmente no Centro Histórico. As costumeiras filas nas lotéricas tomaram chá de sumiço apesar da Mega Sena e da Lotomania estarem acumuladas. O tempo fechado contribui para, como direi, um certo ar tristonho cidade afora.

Moinhos amplia

O Hospital Moinhos de Vento investiu R$ 8,2 milhões na renovação do Centro de Terapia Intensiva Adulta (CTI-A) voltado a pacientes com doenças neurológicas. Agora, são 10 leitos, incluindo dois de isolamento.

Velhinhos em forma

Acontece domingo, das 16h às 19h, o Veteran Car, organizado em parceria com o Shopping Total, com entrada franca. O Veteran Car reunirá a consagrada exposição de carros clássicos de sócios (30 anos ou mais).

Celular estepe

Cansada de ser assaltada e perder o celular, leitora comprou um descartável e ultra barato. Ela explica que este é para ser assaltado mesmo.

Banrisul 96 anos

Fernando Albrecht/Especial/JC
Os encontros com a imprensa do Banrisul sempre contam com presença maciça dos jornalistas. Pode ter igual, mas não superior. O presidente Fernando Lemos se desdobra em dar entrevistas, especialmente no desempenho do banco junto aos atingidos pela enchente. E há novidades no atendimento (matéria nesta edição).
 

De primeira

Ao elogiar a qualidade do café da manhã do Banrisul com a imprensa, comentei com o diretor Fernando Postal que o camarão estava ótimo, e dos graúdos. Os camarões em outros eventos são do tipo "onde estás que não te vejo".

Apreciador de cachaça

Comemora-se nesta sexta-feira o Dia da Cachaça. Em tempos idos, chamar alguém de cachaceiro deixava o apelidado com zero de amor próprio, assim como maconheiro. Hoje tem cachaça de R$ 2 mil, portanto, não existe cachaceiro na alta. É apreciador.
 

Notícias relacionadas