Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora
Começo de Conversa

Alguns dos nossos patrocinadores

Fernando Albrecht

Fernando Albrecht

Publicada em 12 de Maio de 2024 às 20:15

A pesca possível

LUIZ ÁVILA/DIVULGAÇÃO/JC
Compartilhe:
Fernando Albrecht
Pescadores jogam redes e conseguem pegar peixes na barra do Rio Tramandaí, na margem de Imbé. Como a vegetação, maioria águapés, foi trazida ao longo das margens do rio, fica tudo mais difícil para os pescadores, mas é o que a casa oferece.
Pescadores jogam redes e conseguem pegar peixes na barra do Rio Tramandaí, na margem de Imbé. Como a vegetação, maioria águapés, foi trazida ao longo das margens do rio, fica tudo mais difícil para os pescadores, mas é o que a casa oferece.
 

Diário do Litoral

Na tarde de sexta-feira, a impressão era de que havia um movimento de volta das praias, porque a água refluía nas cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Entretanto, aparentemente, essa população ficou. Só que dentro de casa. A chuva veio forte sábado. Tramandaí estava mais calma e sem atividades à beira-mar, porque o tempo fechou.
Minimercados de bairros estavam relativamente bem abastecidos, mas a carne chegava e logo sumia. Nos supermercados, só tinha coxinha de galinha. Depreende-se que os consumidores estocavam carne nos freezers. Mesmo embutidos escasseavam.
A vantagem do Litoral é que é abastecido por caminhões vindos de Santa Catarina.
 

O estresse praiano

O que se observa nas pessoas que vieram de áreas alagadas quando chegam no Litoral é o estresse pós-traumático, de quem vivenciou um episódio angustiante. Num primeiro momento vem o alívio, depois a queda da ficha.

Podridão social

Os criminosos que estão assaltando, saqueando e roubando tem a companhia de pessoas teoricamente de fora desse circuito que aplicam vigarices. Um grupo de Torres veio a Porto Alegre para ajudar e venderam a eles uma moto aquática estragada.
Não há adjetivos suficientes para o que fazem. A parte podre da sociedade é muito maior do que gangues e facções. São os que dão volta em caixas de supermercados se tiverem chance. Tão podres quanto o exército do mal.

Utilidade

Uma ferramenta valiosa é o aplicativo que permite acompanhar pelo celular as câmeras de vigilância dos prédios residenciais, com imagens de garagens, portaria e outros lugares que as tenham.

Melhor negócio

O Banco do Brasil registrou lucro líquido de R$ 8,2 bilhões no primeiro trimestre. Embora não dê para comparar laranjas com bananas, a famosa Magalu teve lucro de R$ 29,8 milhões no mesmo período. O melhor varejo do mundo é vender dinheiro.

A volta

Uma coisa é certa: quem vai puxar o PIB do Rio Grande do Sul é a construção civil. Só pensar em tijolos, cimento, argamassa, ferro, madeira, rodovias, pontes e tudo que se precisa para erguer um prédio ou uma casa. Incluindo casinha de cachorro.

O sol e o clima

Na semana passada a página se referiu à atividade solar como componente de variações climáticas na Terra, como dito a este colunista pelo meteorologista Eugênio Hackbart, fundador da MetSul. Pois agora se confirma que ela é a a maior em duas décadas, com direito a aurora austral, o equivalente à autora boreal do Hemisfério Norte. Essa emissão de plasma e eletromagnetismo começou no ano passado. Com a palavra os cientistas.
 

A dor da perda

O sofrimento de quem perdeu seu pet e outros animais é uma constante nesse cataclismo que vivemos. Grupos de veterinários estão fazendo o que podem tanto no resgate quanto no tratamento. Para os donos, é mais uma faceta miserável da tragédia; para as crianças que perderam seus animais de estimação, também.

Não convenceu

A desculpa do governo brasileiro em não aceitar doações de lanchas e helicópteros do Uruguai e Argentina, porque não teriam como aterrissar, é fajuta, pois tem a base aérea da FAB de Canoas. Conta outra, Mané.

Notícias relacionadas