Prefeito de Guaíba e recém-empossado presidente da Granpal, que reúne 20 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, Marcelo Maranata (PDT) tem uma relação com jornais que remonta à adolescência vivida no município de Camaquã. Nas noites e madrugadas, Maranata montava e distribuía os jornais dos assinantes, incluindo o Jornal do Comércio, que chegava nos ônibus da empresa Frederes. Em visita ao JC, o prefeito contou a história, que se mistura à história do jornalismo impresso no Rio Grande do Sul.
Família Selbach e seu brasão
Na história da Família Selbach e seu brasão, contada
na coluna da edição de sexta, em que o ancestral teve sua frota de embarcações roubada por Napoleão Bonaparte, devo acrescer que sou Selbach por parte de mãe. Então, aquele baixinho corso roubou minha herança, o patife.
Peso errado
O Procon de Porto Alegre fiscalizou e notificou seis peixarias do Mercado Público. A ação, denominada Peso Certo, teve o objetivo de verificar se as informações descritas nas embalagens estavam de acordo com o que estava sendo oferecido ao consumidor. A gente pensava que esse tipo de burla pertencia ao tempo das balanças mecânicas que usavam pesos.
Montanha brasileira
Depois de comemorar alguns feitos no Congresso para descongelar as relações de olho em votações críticas para o governo, o presidente Lula vai ter que rolar mais que pedra em ribanceira para evitar a revolta dos deputados federais pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em anular a desoneração da folha aprovada na Câmara. Ele sempre pode dizer que não foi ele, mas as digitais da ação do Supremo são dele.
Viamão, a grande trincheira
Deputado Bonatto, ao Centro, com Alcy Cheuiche, à esquerda
Eduardo Beleske
O deputado Professor Bonatto (PSDB) deu detalhes inéditos na tribuna da Assembleia Legislativa sobre a Revolução Farroupilha, engendrada na instalação da Casa em 20 de abril de 1835. Contou com pesquisa do historiador Alcy Cheuiche. A Assembleia pretende produzir um memorial daqueles três meses em que o Legislativo funcionou antes de fechar, que teve Viamão, a Vila Setembrina, como a grande trincheira.
Joga pedra na Geni
Depois das irregularidades na Secretaria Municipal de Educação (Smed), agora vem o incêndio com, até agora, 10 mortos na Capital. A reeleição tranquila, talvez no primeiro turno para o Tião Goiano, se transformou num pesadelo. Muito antes de outubro tem início a "inferno astral" do alcaide porto-alegrense. Mas tem uma. Ele está levando a culpa até por unha encravada.
Tudo aberto
A propósito da Historinha de Sexta sobre como era o Centro Histórico de Porto Alegre, o leitor Waldyr Borges Júnior contou que estacionava em frente da Padaria Matheus de madrugada, "deixava porta destrancada, vidros abertos e chave na ignição. Éramos muito felizes e não sabíamos". Os jovens de hoje não têm a menor ideia de como se vivia sem os medos de hoje.
Vende-se Brasil
A toda hora se tem notícias da compra de alguma empresa brasileira por grupos estrangeiros. Entre elas, figura a marca Cerutti, conhecida por sua mortadela com pistache, entre outros embutidos, comprada por um grupo americano. Vai chegar o dia em que empresas estrangeiras atuando no Brasil serão em maior número que as nativas.
Controle das finanças I
O Serasa criou um mapeador de controle de finanças. Quanto mais frequentes os hábitos de controle das finanças, maior o Serasa Score: 90% dos consumidores que alcançaram a pontuação "Excelente" mantêm vigilância sobre suas despesas, e invariavelmente levam em consideração a renda mensal, respeitando os limites de seu orçamento.
Controle de finanças II
Na pontuação "Baixo", esse cuidado cai para 68% se reflete na inadimplência. Pelo menos 9 em cada 10 dos que têm Serasa Score "Baixo" ou "Regular" já se endividaram, e ainda estão com dificuldades de pagar as contas. Já entre os de Serasa Score "Excelente", o índice de endividamento cai para 66%, com apenas 15% endividados.