Shopping sobre rodas estão na beira da praia no Litoral Norte

Coluna Minuto Varejo mostrou o comércio na beira da praia

Por Fernando Albrecht

pg3 shopping sobre rodas
No início, eram camelôs que carregavam peças de roupa de praia em cabides. Nos anos seguintes, os cabides foram dando lugar para araras- primeiro fixas, depois móveis como estas. O comércio informal disputa espaço na areia com toda sorte de produtos, da água de coco ao milho verde passando por lanches e até churrasquinho, como muito bem mostrou a Coluna Minuto Varejo. Tudo no cartão. Por isso as moedas são difíceis de encontrar.

Continue sua leitura, escolha seu plano agora!

Já é assinante? Faça login

Aproximação afetada

Durante toda a semana passada foi muito difícil passar cartão de débito por aproximação no Centro Histórico e até além dele. Foi preciso inserir para quitar o débito. Pelo que a página apurou, teve a ver com sinal fraco dos celulares. Não se sabe se vai ter outra dose nesta semana. 

O poder do chip

Desconhecida não faz muito, a norte-americana Nvidia, fabricante de chips para Inteligência Artificial (IA) agora é é classificada pelo Goldman Sachs como a "ação mais importante do mundo". Não mexe só com as bolsas americanas, mexe com todas no mundo inteiro. Concorre com Taiwan.

De olho nos apenados

O projeto "EcoAção", iniciativa da administração municipal de Gramado, promove o reuso e a reciclagem de óleo de cozinha dos estabelecimentos de Gramado e Canela, além de enfatizar a ressocialização de apenados, que farão a produção de sabões. O Presídio Estadual de Canela também está envolvido no projeto.

O pioneiro...

...em dar chance para apenados diminuir a pena e ainda ganhar algum foi o presídio de São Dimas (o bom ladrão da crucificação) de Novo Hamburgo, ainda nos anos 1950. Os presos confeccionavam artigos de couro e bolas de futebol.

Prisão alada

Tanto que se fala em bem-estar animal e cuidados que se deve ter com eles, mas ninguém lembra dos pássaros silvestres cruelmente aprisionados em gaiolas minúsculas, às vezes com asas cortadas para impedir a fuga. Isso não é gostar, é odiar.

Papo de bar

Um grupinho de frequentadores do bar da volta do Mercado Público discutia os perigos da web depois que entrou em uso uma nova ferramenta de IA que permite falsificar vídeos colocando você até numa praia da Tailândia, e falando.
- Eu deleto- disse um.
- Eu tenho que conferir tudo, minha mulher manda muitos pelo WhatsApp - falou um terceiro.
- Eu encontrei a forma perfeita de evitar falsidades e vírus.
Todos ficaram curiosos.
- Simplesmente comprei um celular que só fala e ouve.

A falta que ele faz

O inchaço de jogadores estrangeiros nos clubes da Capital relembra uma extinção acelerada de atletas vindos do futebol de várzea, nascedouro de craques. A urbanização liquidou com campos de futebol. Por mais precários que fossem, é exatamente nos cocurotos e dimensões exíguos que se pratica a arte de domar a bola.

Queixa de leitor

Do leitor João Figueiredo Ferreira: "No serviço de troca da pavimentação da primeira quadra da Andradas, no dia 20, foram rompidos cabos telefônicos da OI e da Vivo na esquina com a General Câmara. Desde então, os usuários dessas empresas estão sem telefone fixo, dentre eles o Tabelionato. Imagina o número de reclamações que recebemos".

Queixa geral

Surgem reclamações também de outras obras em curso no Centro Histórico, Cristóvão Colombo, Bom Fim, entre outras regiões, que parecem não acabar nunca. Com o retorno à normalidade em março vai sobrar para todo mundo, com os óbvios engarrafamentos.

Aquele abraço

Ao povo de Estrela. Situado nas barrancas do Rio Taquari, tem como prefeito Elmar André Schneider. A origem do nome é curiosa. Os pioneiros pensavam que houvesse caído uma estrela cadente, um presságio positivo. O fato, porém, tem sua explicação natural, pois no local havia um pântano cujos gases provavelmente metano refletiam a luz da lua, ocasionando a luminosidade.