Em comemoração aos 30 anos de história, o Di Paolo irá perpetuar sua trajetória no livro "Di Paolo 30 Anos: Alegria à Vontade - Dalla Serra Gaúcha al Brasile e al mondo!", do escritor Mateus Colombo Mendes e coordenação editorial da Critério. Para revelar os bastidores que marcaram essa jornada, todos os sócios dos 14 restaurantes se reuniram para um almoço festivo. Curiosidade: cada um pagou a sua?
Contenção de despesas
A única economia que o presidente Lula (PT) fez em contenção de despesas com pessoal foi Geraldo Alckmin (PSB), que acumula os cargos de vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Por falar nisso...
Cadê a promessa de reativar o antigamente poderoso Ministério da Indústria e Comércio? Sob comando de Marcus Vinicius Pratini de Moraes, o ministério abriu o Brasil para os mercados mundiais.
A banca paga e recebe
No front doméstico, Lula vai pegar parada dura com o Congresso, dizem os previsores de batalhas congressuais. Em termos. A questão da desoneração da folha poderá ser um, mas, no decorrer do ano, o governo vai ser como roleta de cassino, a banca sempre ganha no fim. A única chance de perder será se a economia enfraquecer.
Ressaca da estrela
Uma explosão rara e poderosa aconteceu no nosso grande aquecedor, o Sol. É cíclica, ocorre a cada 22 anos. Em dezembro, a página já havia informado que tempestades solares em curso poderiam afetar as comunicações em geral. Um alerta extra: nos últimos sete dias, a incidência de radiação UV tem sido classificada como "muito alta".
Briga pra mais de metro
Desde sempre a logística de guerra ensinou que não se deve abrir dois fronts ao mesmo tempo. Pois os Estados Unidos têm dois e mais dois em efervescência, Ucrânia, Faixa de Gaza, terroristas apoiados pelo Irã no Mar Vermelho. E, no front interno, a possibilidade não tão remota assim de Donald Trump ser eleito de novo.
Disciplina japonesa
Credite-se ao treinamento da tripulação do Airbus A350 da Japan Air Lines a rapidez da evacuação dos passageiros do enorme avião praticamente lotado - eram 367 passageiros para ocupação máxima de 369. O rápido avanço das chamas talvez se deva ao rompimento dos tanques de combustível com o choque com o avião da guarda costeira.
No hay plata
O governo cubano está às voltas com a crescente insatisfação popular pela deterioração da infraestrutura e constantes apagões de energia. O primeiro-ministro cubano foi à televisão pedir apoio popular, apelo só transmitido pelos telejornais europeus. Aqui, até o MST faz campanha de ajuda para o governo da ilha comunista, sinal que preteou o olho da gateada.
Limite de desconto
O Sindicato das Agências de Propaganda (Sinapro-RS) lançou a Lista Referencial de Valores 2024, balizador para agências que atuam no Rio Grande do Sul. A novidade deste ano é a orientação para o limite de desconto máximo dos custos internos nas negociações, limitado a 50%.
Perdidos e achados
Quem frequentou as praias gaúchas nos anos 1950 e 1960 sabe que pisar em siri era quase certeza quando se entrava na água. Ao que parece, hoje sumiram ou foram beliscar em outras freguesias. Em compensação, as águas vivas dobraram os ataques.
Placas perdidas
Os motoristas deveriam dar uma geral no carro e na fixação das placas antes de passar por alagamentos. Há pelo menos 28 delas achadas pela fiscalização, e que estão disponíveis na EPTC. É incrível como se perdem placas na cidade.
Aquele abraço
Aos barraconenses e ao prefeito de Barracão, Aldir Zanella da Silva. Os tropeiros que vinham da Província de São Paulo, passavam pelo município de Barracão para fugir do pagamento de impostos. Em 1848, o presidente da província tomou conhecimento da evasão fiscal e encarregou o capitão Joaquim Antônio de Moraes Dutra de construir uma obra (um barracão) que serviria de quartel e casa de coletoria.