Cais flutuante em Porto Alegre

Por Fernando Albrecht

Tânia Meinerz
Cais Mauá alagado
Essa é a impressão ao ver o Cais Mauá visto de cima. Para quem está em prédios próximos, é visível o Guaíba paradinho. Marolinhas não escondem que o lago não flui, está ensanduichado a partir da Lagoa dos Patos, situação piorada pelo vento Sul.
 

Como uma onda no mar

Tânia Meinerz/JC
Situação da chuva em Ipanema
Na altura da praia de Ipanema, o vento escalpelou o Guaíba, formando ondas de respeito batendo no calçadão. Daria até para surfar, não fosse a tragédia que agora atinge a Capital e, principalmente, a Zona Sul. As águas fazem prisioneiros.
 

Comparações

A enchente de 1967 marcou o nível máximo de 3,13 metros, menor que ontem às 15h, quando atingiu a cota de 3,18 m. Mas atacou mais o Centro Histórico porque a cidade era mais "baixa" e não havia o muro, nem o "dique" do Trensurb e da Castelo Branco. Naquele ano as águas lamberam o prédio do Banrisul na Siqueira Campos.

Recalculando

A partir dessa enchente, e o fim da crença que 1941 nunca mais se repetiria, empreendimentos imobiliários na orla e a poucos metros do Cais vão ter que se reposicionar. A memória das águas invadindo o que sempre se achou ser terra seca vai ficar por muuuuitos anos.

A razão dos taxistas

Sem reajuste da tarifa desde 2016, a categoria dos taxistas pretende uma correção de 30%, embora a defasagem seja de mais de 80%. A prefeitura da Capital nega a correção. Perguntado se 30% não acarretariam na fuga para aplicativos, um veterano taxista diz que em um mês o usuário absorverá a paulada. Mudanças no trânsito levam seis semanas até acostumar.

Casas vapt-vupt

Há cerca de 20 anos, um programa para casa própria pré-fabricada teve ao menos meia dúzia de empresas interessadas. Entre elas, a Kopp de Vera Cruz, com injeção de isopor nas paredes para isolamento térmico.
Hoje temos as casas contêineres que foram instaladas em pouco tempo. Não seria interessante para o povo que perdeu tudo com a enchente?

Terminou a poesia

Parafraseando o poeta português Luís Vaz de Camões em Os Lusíadas, "cesse tudo que a musa canta porque o Guaíba se alevanta". O que poucos acreditavam está acontecendo.

Uma conversa nova

Os programetes do PSDB na televisão com o governador Eduardo Leite como ator estão muito bem feitos e escapam da mesmice de direita-esquerda. Leite comunica muito bem, inclusive com a linguagem corporal acompanhando o texto, que outros partidos esquecem.

Turistas do mal

Ônibus que saíam ou entravam em Eldorado do Sul tinham que trafegar devagar por causa dos turistas de enchentes na BR-290. Que gente mais miserável essa, rapaz do céu!

Aquele abraço

Desta vez vai para os bombeiros, Defesa Civil e funcionários públicos, sejam nas cidades atingidas pela enchente, seja para os porto-alegrenses que agora não têm mãos a medir para para socorrer a população e moradores em áreas de risco.

Miúdas

JANJA vem ao Sul para ver o panorama visto da ponte. O certo seria a presença de Lula.
OCERGS promove até amanhã, no Instituto Caldeira, mais uma edição do Workshop de Comunicação e Marketing.
MAS essa Vivo sabe torrar os países baixos. Antes ligavam, depois no Whats, agora é no SMS.
IARGS realiza hoje e amanhã o X Congresso de Direito Tributário - Questões Polêmicas.