O homem, a enxada e o celular. São todos fundamentais para a reconstrução das cidades atingidas pelas inundações. Desde tempos imemoriais, os imigrantes e nativos usavam enxada, esse útil instrumento agrícola, pau para toda obra. Alguém imagina o que teria sido a catástrofe das enchentes sem o celular?
Batom digital
Em um momento da palestra de ontem do CEO da Grow, Paulo Beck, para a Câmara Brasil-Alemanha (matéria nesta edição), ele referiu-se à Síndrome do Batom Digital, para empresas que falam em inovação mas que não são tangíveis. É mesmo. Estamos cheios desses batons, em que a palavra mágica "inovação" parece ser um fim por si só.
A patrola 2026
Do jeito que a patrola derruba o que vem pela frente, 2026 já tem picada aberta. O ministro Paulo Pimenta (PT) pode ir ao Senado ou a governador do Rio Grande do Sul, e o ministro Fernando Haddad (PT) tentará o Planalto. Essa é pule de 10, como se diz no turfe.
Triches, um visionário
O ex-governador Euclides Triches, quando exerceu o cargo de secretário das Obras Públicas (1955-1959) do governo Ildo Meneghetti, criou o Conselho de Controle da Poluição do Ar da Água e do Solo, em 1957. Foi o primeiro a tratar deste problema. A lembrança é do ex-governador Jair Soares (PP).
Risco na cirurgia
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi operado ontem nas alças intestinais e também no septo nasal. Essa dupla cirurgia é contra-indicada pela maioria dos médicos, tendo em vista que aconteceram em dois ambientes, um estéril e outro contaminado.
Sem lei e sem alma
O jornal inglês Daily Mirror publicou uma lista com as 40 cidades mais violentas do mundo. São 15 no México, 10 no Brasil (todas no Nordeste) e seis nos EUA. Só na Bahia são três cidades.
Balança mas não cai
Em tese, a cada referência ao ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), o presidente Lula (PT) deveria ficar embaraçado. Em tese, porque mesmo com todas as denúncias ele segue firme no cargo. Deveria é estar "firme" como palanque em banhado.
Graduações na colenda
A Fundação Escola Superior do Ministério Público e a Câmara de Porto Alegre firmam amanhã convênio que oferecerá bolsas de estudos dos cursos de graduação e pós para servidores do Legislativo.
Berço dos procuradores
A Associação Nacional dos Procuradores Municipais transferiu sua sede de Brasília para Porto Alegre até o próximo dia 17, para celebrar os 25 anos da instituição criada na capital gaúcha, em 1998.
Fininho, fininho
Quanto mais sofisticada a operação, mais finas são as camadas de presunto e queijo nos sanduíches. Conteúdo farto só nas lancherias mais humildes e padarias de bairro.
Miúdas
AUMENTA o número de moradores de rua em bloco, às vezes até seis.
ALGUNS pontos têm fedor insuportável causado pelas fezes humanas.
TEMPO louco, guerras, terremotos, inundações, estresse geral em alta.
NENHUM azulzinho foi visto ontem nos cruzamentos críticos de Porto Alegre na hora do pique, com chuva.
EVENTO Sinergia Sinapro: por um mercado mais forte será sexta, às 9h30min, na ESPM.
DIA Nacional da Cachaça é comemorado hoje. Antigamente era bebida de pobre.
TECNOLOGIA de celulares e tablets funciona assim: para cada novidade vem dois problemas com o pacote.
Aquele abraço
Ao município de Mormaço, lá pelas bandas de Soledade, cujo prefeito é Rodrigo Trindade. Leva esse nome por causa do tempo quente e úmido. Os primeiros moradores foram Manuel de Campos e Júlio Delavy. É longinho, a 245 quilômetros da Capital.