A estátua de 43,5 metros de altura do Cristo Protetor na cidade de Encantado, no Vale do Taquari, já recebeu 105 mil visitantes e turistas desde 2021. Para quem acha que ele resolve, é bom erguer umas preces para que que fique de olho no Brasil a partir de segunda-feira. Vamos precisar.
Salvados do Incêndio
É assim que lojas comerciais que incendiaram anunciavam a venda com desconto de produtos que foram salvos pelos bombeiros. Pois o chargista SamPaulo foi protagonista de um caso parecido, só que não ficou muito contente com isso.
Nos anos 1970, o Restaurante Dona Maria, na rua José Montaury, Centro de Porto Alegre, pegou fogo e queimou tudo que tinha dentro. Felizmente a estrutura ficou de pé.
No dia seguinte, o dono Ernesto Moser estava na porta do estabelecimento, que exalava o cheiro de coisa queimada. Fleugmático, percorria os suspensórios com os polegares, quando o notável chargista chegou.
- Sampaulo, meu querido. Queimou todo que tinha no cofre, menos o teu vale.
Não à toa que o Sampa criou o personagem Sofrenildo.
Todos às urnas
A abstenção superou 20% do eleitorado do Brasil no 1º turno. É grande a mobilização para que mais gente compareça às urnas neste domingo. A participação maior ou menor influenciará no resultado.
A estrada da vida
Lula (PT) transitou por estradas asfaltadas durante toda a campanha. Os eventuais buracos foram fechados por pressurosos companheiros de viagem fora do seu partido, que também mantiveram a pressão dos pneus. Jair Bolsonaro (PL) transitou por uma estrada cheia de buracos, a maioria abertos por adversários e parte abertos por ele mesmo.
Alea jacta est
A sorte está lançada, disse Júlio César ao atravessar o Rio Rubicão. Ganhou a guerra contra os cartagineses. Mas Roma perdeu outra guerra. No século XIV a. C., o rei gaulês Breno, ao derrotar os romanos, disparou outra frase célebre, vae victis, ai dos vencidos. Domingo saberemos quem ganhou e quem perdeu a guerra das urnas.
Recuerdos de 2022
A peleia no Rio Grande do Sul já teve bochincho e entrevero no bailão do CTG Palácio Piratini. Levantou muita polvadeira, mas nem perto do que se viu lá em riba.
Sequelas de campanha
Parece tauba./ De tiro ao Álvaro./ Não tem mais onde furar. A letra jocosa do samba cantado pelos Demônios da Garoa poderia servir para alguns partidos políticos que entraram no soro. O MDB é um que não tem mais onde furar.
O exemplo de Igrejinha
A Oktoberfest de Igrejinha mobilizou 3 mil voluntários. Todo o resultado é investido na comunidade em escolas, postos de saúde, segurança pública e hospital. Igrejinha é um município sem desemprego e com ofertas de trabalho.
É 8 ou 80
Ar-condicionado em hotéis e entidades empresariais ou está inoperante ou está ligado no frio máximo. O pior é que ninguém da casa sabe quem opera a fábrica de gripes.
Boemia Vip
No resgate que faz das boates de Porto Alegre, Marcello Campos escreve sobre a Bere & Ballare, que marcou época na avenida Independência. É o tema da Reportagem Cultural do JC nesta edição.
Mulheres na política
É comum se fazer comparações entre o número de mulheres da população com o baixo percentual delas nos Legislativos. É muito baixo, sim, mas convém lembrar que os partidos têm dificuldade em preencher quotas para elas. Quem não é vista, não é lembrada.
Idoso ativo
Projeto de lei da vereadora Mônica Leal (PP) que propôs o Programa Ativa Idade, voltado para a valorização dos idosos em nosso mercado de trabalho, foi aprovado pela colenda. Vai à sanção do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB).
Frente fria
Alguns institutos de meteorologia se especializaram em disseminar fake news. Um deles errou a previsão do tempo no Rio Grande do Sul por sete dias seguidos.