Nas suas andanças pelos bairros de Porto Alegre para conferir as demandas da população e também para avaliar os serviços públicos, o vereador Adeli Sell (PT) deparou-se com esta adega improvisada na Azenha. Para evitar que o patrimônio etílico descesse por gargantas erradas, o proprietário do estabelecimento tratou de bebê-lo antes.
Papos da cidade I
Sem saber que ouvidos atentos captavam a conversa numa cafeteria do Centro, um cidadão explicava para outro como ele poderia grampear o celular da sua mulher. “Sai barato, deve dar uns 200 euros”, repetia ele. “Tem detetive que cobra até R$ 4 mil”, garantindo que isso era preço abusivo, que não valia esse dinheiro todo.
Papos da cidade II
Em seguida, o araponga explicou que o outro teria que contratá-lo para colocar o grampo na bateria, algo que soa meio complicado para a tecnologia que sabemos disponível. Então veio o alerta: “Tens certeza que tua mulher não grampeou o teu? Deixa eu ver”. Só que em seguida eles terminaram o café e saíram para checar o celular em outro local. Infelizmente.
Variação de som
Vez que outra os mocinhos ganham uma. Portaria do Ministério das Comunicações estabelece que os canais digitais da TV aberta não poderão mais aumentar deliberadamente o volume dos intervalos comerciais durante suas programações. O limite máximo de variação será de dois decibéis (dB). Uma conversa sussurrada entre dois adultos normalmente alcança um patamar entre 30 e 40 dB.
Clássico Mendes Ribeiro
O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, estará presente na próxima quinta-feira, 12 de julho, no Hipódromo do Cristal, para assistir à disputa da corrida de cavalos Clássico Ministro da Agricultura. O evento, que acontece todos os anos, está marcado para começar às 20h45min.
O dedo duro
O repórter Juliano Tonial, da Band, acompanhou a missão empresarial gaúcha no evento Asean Latin Business 2012, em Jacarta, Indonésia. Curioso como todo jornalista deve ser, Tonial deu uma conferida nas eleições que se realizaram. A cena mostra um mesário, a urna e um eleitor com o dedo num vidro de tinta. Caso ele queira votar duas vezes, o dedo manchado com tinta difícil de ser removida o denunciará. Sistema tão antigo quanto eficiente.
Livro encorpado
Após a cassação do seu colega Demóstenes Torres, o senador José Sarney disse que o assunto era “página virada”. Certo, senador, mas esse livro é grosso pra caramba.
Garzón em Porto Alegre
Magistrado reconhecido internacionalmente pela aplicação do princípio da jurisdição universal no combate à corrupção e pela luta contra a impunidade em crimes que lesaram direitos humanos, o juiz espanhol Baltasar Garzón será homenageado pelo governo do Estado na próxima terça-feira (17), em Porto Alegre.
E os outros?
Os recentes acidentes em que morreram famílias inteiras sempre tem a explicá-los a imprudência, imperícia etc. Certo, mas em que proporção a baixa segurança de parte dos veículos aqui fabricados contribuem para estas tragédias?
Pobre e deseducado
Entrevistado ontem pelo Jornal Gente da Rádio Band, o ex-ministro Pratini de Moraes lamentou que a educação no Brasil ainda seja ruim e o quanto isso prejudica o País. “Não é país rico e país pobre. Existe país educado, portanto rico, e país deseducado, portanto pobre.”
Ofensiva alemã
A Comissão Executiva das Comemorações dos 190 anos da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul detalhou, ontem, em almoço no Ratskeller Baumbach, as ações que serão feitas até 2014 (ver matéria na página 11). O governo da Alemanha entra com tudo neste projeto e não será exagero dizer que é uma ofensiva geopolítica global. Tem bala para isso. Na foto, o cônsul alemão em Porto Alegre, Dieter Fuchsenthaler (e), e, ao lado, o ex-deputado estadual, federal, senador e ministro do TCU Alberto Hoffmann, 94 anos.

FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Por falar em bala...
...a federação das indústrias da Alemanha (BDI), divulgou dados impressionantes sobre a presença alemã na economia brasileira segundo dados oficiais. As 1,2 mil empresas com matriz na Alemanha que atuam no Brasil empregam 250 mil pessoas e representam 10% do PIB brasileiro. Não estão incluídas empresas de brasileiros com origem alemã.
Miúdas
- MARCOS Munhoz, vice-presidente da General Motors, fará palestra da reunião-almoço da CIC Caxias dia 16.