Apresentada globalmente em 2024, a terceira geração do modelo chega para substituir o "irmão mais velho" A4, estabelecendo uma nova fase da marca alemã no segmento de sedãs médios. Combinando dinâmica de condução, conforto, segurança e tecnologia embarcada em um patamar inédito, o novo A5 é produzido na Alemanha.
O carro cresceu em comprimento e largura, sendo o primeiro a adotar a nova Plataforma Premium a Combustão (PPC) da Audi. O design esportivo, com linhas fluidas e orgânicas, a nova cabine e a arquitetura eletrônica moderna são destaques.
Na dianteira, os faróis foram redesenhados e estão mais afilados, com recortes mais suaves na porção externa em direção às caixas de rodas e aos para-lamas. A tradicional grade também sofreu alterações sutis em suas proporções, ficando mais larga e estreita.
Nervuras percorrem o capô rumo ao para-brisa, em sintonia com os vincos suaves que atravessam a lateral da carroceria em direção à traseira, onde as lanternas são integradas por uma faixa abaixo do spoiler. Saídas de escapamento retangulares conferem maior imponência e reforçam o estilo impactante. A tampa do porta-malas abre em conjunto com a janela traseira, tornando o acesso ao compartimento de bagagens mais fácil.
A arquitetura da cabine do novo A5 se baseia em quatro pilares. Primeiro: o interior é centrado na experiência do ser humano, ou seja, atende às necessidades dos usuários.
Segundo: a interface digital predomina, com motorista e passageiro dianteiro tendo acesso aos displays do sistema Audi MMI. O novo display panorâmico e curvo possui tecnologia OLED, combinando o quadro de instrumentos virtual de 11,9 polegadas e a tela multimídia de 14,5 polegadas.
Terceiro: o ambiente proporciona uma generosa sensação de espaço com um alto nível de conforto. Quarto: o layout claro e a fácil operação dos comandos oferecem uma visão geral de todas as situações para o condutor.
"O novíssimo A5 chega com uma responsabilidade à altura de suas qualidades – substituir o best-seller global A4, herdando os seus atributos de confiabilidade e conforto, adicionando a esportividade e dinâmica de condução", observa Gerold Pillekamp, head de marketing e comunicação da Audi do Brasil.
Interfaces digitais dominam o painel, aumentando a conectividade e imersão dos usuários