Resultado da parceria entre os sócios da TruckPag, Kassio Seefeld, Ivo Ilário Riedi e Marcos Carraro, com o antigo proprietário da OpTrucks, João Vicente Nedeff, a GoTrucks foi criada como nova operação do setor de transportes. A empresa atuará como uma plataforma de venda de veículos usados, proposta semelhante à da OpTrucks. Este movimento de mercado visa expandir o público que costumava contratar os serviços da OpTrucks, assim como oferecer soluções voltadas para a comercialização de caminhões aos clientes da TruckPag, empresa que auxilia transportadoras nos processos de pagamento. Apesar da colaboração, não haverá fusão corporativa entre OpTrucks e TruckPag.
No momento de renovação da sua frota de caminhões, uma empresa transportadora poderá contratar o serviço da GoTrucks, que fará toda a gestão de venda, desde a precificação até a negociação final. "O que nós entregamos de solução para o cliente que contrata a GoTrucks é vender o veículo usado por um valor mais atrativo do que ele conseguiria sozinho", explica Nedeff, que ocupa o cargo de CEO da nova operação. Como parte do trabalho, a empresa gerencia anúncios para pesados em vários marketplaces, além de contar com uma plataforma com tecnologia própria e uma rede exclusiva de parceiros a nível nacional.
- LEIA TAMBÉM: TER Brasil eleva capacidade para suprir demanda
Em casos excepcionais, quando o caminhão usado não atrai interesse de compradores, a GoTrucks faz a gestão de consignação, onde conta com parceiros que operacionalizam a logística de transporte e venda desses veículos de forma presencial.
De acordo com Nedeff, para definir o valor de venda dos veículos usados, a GoTrucks opta por utilizar uma aplicação própria em combinação com a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). "A Fipe informa a média de preço do que está anunciado, mas não consegue medir o que é efetivamente pago pelos compradores. Temos pesados que estão no mercado há 10 ou 11 meses e não foram vendidos, então claramente existe um descompasso neste sentido", comenta.
Segundo o CEO da GoTrucks, a empresa está constantemente buscando parcerias. "O mercado é gigante e nós somos colaborativos, não precisamos competir. Nossa base de veículos é compartilhada diariamente e dividimos a receita de venda quando lojas e parceiros nos encaminham clientes", explica Nedeff. Ele afirma que o objetivo da GoTrucks é virar o player de referência no mercado de transportes.
Empresa oferece cartão corporativo para facilitar pagamentos do setor de transportes
A TruckPag busca facilitar processos de pagamento feitos por determinada frota de caminhões, incluindo pedágios e notas fiscais de abastecimento. Por meio da plataforma virtual da empresa, também é possível gerar, de forma gratuita, o Código Identificador de Operação de Transporte (CIOT). O cliente da TruckPag pode usufruir da Tag PagPedágio, um dispositivo que permite a rápida passagem dos veículos pela cancela do pedágio. Para funcionar, a tecnologia precisa ser carregada com crédito.
A empresa também oferece um cartão corporativo que pode ser usado para diversos tipos de pagamento, como para colocar gasolina nos caminhões. "A necessidade de abastecimento muitas vezes representa um gargalo para o setor de transportes. Depois de fazer um pagamento, o motorista do veículo precisa encaminhar a nota fiscal para que a empresa transportadora cubra o valor aplicado. É um processo muito confuso", explica Nedeff. Com o cartão da TruckPag, essa operação fica facilitada. O motorista do caminhão recebe o cartão abastecido com crédito e, no final do mês, a transportadora efetua o pagamento.