Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 09 de Dezembro de 2024 às 17:02

Ford confirma nova versão da Transit para 2025

Linha se completa com a E-Transit, líder do segmento de furgões elétricos com até cinco toneladas

Linha se completa com a E-Transit, líder do segmento de furgões elétricos com até cinco toneladas

Ford/Divulgação/JC
Compartilhe:
Roberto Hunoff
Roberto Hunoff Jornalista
Alinhada com a estratégia de dar sequência à expansão de suas operações de veículos comerciais na América do Sul, a Ford Pro apresentou ao mercado, durante a Fenatran 2024, duas novidades: a Nova Linha Transit e a Nova Ranger Cabine Simples. Na área de serviços, a marca lançou o Serviço Móvel, que leva a oficina até o local do cliente.
Alinhada com a estratégia de dar sequência à expansão de suas operações de veículos comerciais na América do Sul, a Ford Pro apresentou ao mercado, durante a Fenatran 2024, duas novidades: a Nova Linha Transit e a Nova Ranger Cabine Simples. Na área de serviços, a marca lançou o Serviço Móvel, que leva a oficina até o local do cliente.
A Nova Transit chega ao Brasil no primeiro semestre de 2025, com importantes aprimoramentos tecnológicos, mais versões e equipamentos de série. Traz um novo painel de instrumentos, mais tecnológico, ergonômico e fácil de operar, e outros recursos que aumentam a produtividade da operação.
A versão atual, com tração traseira, tecnologias avançadas de assistência ao motorista e custo operacional 25% menor que a principal concorrente, segundo a marca, já é considerada a mais moderna do segmento. Única com a opção de transmissão automática, é oferecida nas versões furgão, chassi e vidrada. A linha se completa com a E-Transit, líder do segmento de furgões elétricos com até cinco toneladas e acima de seis metros cúbicos de capacidade de carga.
A Nova Ranger Cabine Simples foi apresentada como teste da receptividade dos clientes. O modelo, já oferecido em outros mercados, poderá ampliar o leque de opções da linha, hoje formada pelas versões XL e XLS com cabine dupla para uso comercial.
Além de mais capacidade de carga - 1.250kg e 1.876 litros -, a Nova Ranger Cabine Simples se caracteriza pela versatilidade de transformações, incluindo a derivação chassi-cabine. É equipada com tração 4x4 com diferencial traseiro blocante, suspensão com amortecedores externos à longarina, sistema de freios redimensionado, recursos avançados de assistência ao motorista e a maior capacidade de imersão da categoria, de 800mm.
A Ford Pro ainda exibiu veículos especiais: Transit Vidrada com 19 lugares, E-Transit executiva de 15 lugares, Transit Chassi modificada para os bombeiros e Ranger Cabine Dupla preparada para mineração. Outro exemplo da versatilidade foi a E-Transit modificada como coffee truck.
Outra novidade é o Serviço Móvel. Trata-se de uma Transit equipada como oficina móvel que vai até o local do cliente para realizar a manutenção do veículo ou frota, sem ter de se deslocar até uma concessionária. Entre outros serviços, faz troca de óleo, filtros, fluidos, lâmpadas e limpadores de para-brisa, manutenção de freios e baterias, campanhas de serviço e recalls, rodízio de pneus, escaneamento e diagnóstico, atualização de software e instalação de acessórios.
A Ford é a primeira montadora no Brasil a oferecer esse serviço aos clientes no segmento de veículos comerciais leves. Ele poderá ser solicitado a partir do primeiro trimestre de 2025, por meio do aplicativo FordPass, do site Agenda Ford ou das concessionárias para atendimento a até 30 km de distância das revendas. Para distâncias maiores, o contato deve ser feito diretamente com a concessionária.
A Ford iniciou as operações da Divisão de Veículos Comerciais da América do Sul em 2021. Hoje, responde por 22% das vendas da marca na região, com seis novos produtos que somaram 19 mil unidades no ano passado, crescimento de 42% comparado a 2021. No Brasil, as vendas cresceram cerca de 15% até setembro deste ano, com 4.500 unidades.

Cummins amplia a oferta de motores movidos a gás natural

Modelo M15N é o motor a gás natural mais potente disponível no Brasil

Modelo M15N é o motor a gás natural mais potente disponível no Brasil

Foto Cummins Brasil/Divulgação/JC
Baseada nas soluções e contribuições alinhadas às vocações do Brasil para fontes renováveis, a Cummins Brasil promoveu na Fenatran 2024 seus novos motores a gás B6.7N e M15N. Os modelos integram a linha de produtos que já inclui a versão L9N de forma a atender às crescentes demandas por soluções sustentáveis e eficientes no transporte.
O modelo B6.7N é um motor totalmente novo, projetado para aplicações diversas. Com potência variando de 190 a 280hp e torque de 800 a 1100Nm, ideal para veículos especiais, como caminhões de lixo e de saneamento, o motor é também opção para uso em média carga e ônibus. As válvulas e pistões são projetados especificamente para aplicações de gás natural, assegurando desempenho ideal e prolongando a vida útil do motor.
O modelo M15N se destaca como o motor a gás natural mais potente disponível no Brasil, oferecendo de 424 a 523 hp. É especialmente projetado para aplicações pesadas, como caminhões de cana-de-açúcar e madeireiro, e apresenta a melhor relação potência/peso em sua classe globalmente. A Cummins investiu consideráveis recursos em pesquisa e desenvolvimento para garantir que o M15N não apenas atenda, mas supere as expectativas do mercado em termos de desempenho e sustentabilidade.
De acordo com o presidente Adriano Rishi, as soluções a gás natural da Cummins trazem benefícios significativos em termos de sustentabilidade e eficiência operacional. O gás natural possui muitos benefícios, incluindo 13% a 17% menos emissões de gases de efeito estufa do poço à roda e 27% menos emissões de CO2 no escape do veículo, ambos em comparação com o diesel.
Os motores a gás natural da Cummins têm sistemas de pós-tratamento menos complexos do que os a diesel, resultando em aplicações mais simplificadas para as montadoras e custos operacionais mais baixos para os proprietários de frotas, já que o sistema não requer o uso do fluido de escape Arla 32. Outro benefício é a operação silenciosa e com baixa vibração dos motores a gás, proporcionando ambiente de trabalho mais confortável para motoristas e passageiros.
A sustentabilidade é ampliada quando se considera o uso de gás natural renovável (RNG), produzido a partir de biogás. Isso permite que algumas empresas de transporte gerem seu próprio combustível a partir de resíduos, reduzindo ainda mais a pegada de carbono.
No Brasil, o desenvolvimento dessas novas plataformas recebeu atenção especial da Cummins, com testes locais garantindo confiabilidade e eficiência para o mercado nacional. A equipe de engenharia da fabricante, composta por cerca de 130 profissionais, fornece suporte técnico e soluções personalizadas aos clientes.

Notícias relacionadas