Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 30 de Setembro de 2024 às 16:12

Inteligência Artificial e sustentabilidade são principais tendências da logística na próxima década

IA generativa, ética da IA, IA de áudio estão entre os destaques

IA generativa, ética da IA, IA de áudio estão entre os destaques

Freepik/Divulgação/JC
Compartilhe:
JC
JC
O crescimento da Inteligência Artificial (IA) e a sustentabilidade são os fatores decisivos e prioritários para a configuração e evolução da logística na próxima década. Essa é uma das principais conclusões da 7ª edição do Logistics Trend Radar da DHL, um relatório bienal que analisa e identifica os principais fatores sociais, empresariais e tecnológicos que irão impactar a indústria nos próximos anos.
O crescimento da Inteligência Artificial (IA) e a sustentabilidade são os fatores decisivos e prioritários para a configuração e evolução da logística na próxima década. Essa é uma das principais conclusões da 7ª edição do Logistics Trend Radar da DHL, um relatório bienal que analisa e identifica os principais fatores sociais, empresariais e tecnológicos que irão impactar a indústria nos próximos anos.
O relatório identifica 40 tendências (17 sociais e empresariais e 23 tecnológicas) para traçar uma previsão para sua adoção e analisar o impacto de cada uma delas. Esta edição afirma que, embora tendências como robótica, Internet das Coisas (IoT) e transformação digital continuem a influenciar a logística, é evidente que o campo emergente da IA tem oferecido uma contribuição cada vez mais substancial e que a sustentabilidade continua sendo uma das prioridades máximas.
"O DHL Logistics Trend Radar é um recurso estratégico inestimável para nossos clientes e a comunidade logística como um todo", afirma Katja Busch, CCO e Diretora da DHL Customer Solutions & Innovation. "O relatório consolida as principais tendências do setor logístico e apresenta a IA e a sustentabilidade como aspectos principais que impulsionarão a evolução das empresas, dos consumidores e das tecnologias ao longo da próxima década. Os insights do estudo capacitam nossos clientes e a DHL a permanecermos competitivos em um cenário altamente exigente".
Para a IA no setor de logística, o relatório destaca cinco tendências proeminentes: IA generativa, ética de IA, IA de áudio, visão computacional e análises avançadas. Em conjunto, visam transformar os processos de logística alavancando análises e a geração de dados sofisticados, aprimorando a interação entre humanos e computadores por meio da análise de voz e som, automatizando a interpretação visual de dados e gerando de modo autônomo novos conteúdos com base em padrões aprendidos. Algumas considerações sobre as implicações éticas do salto tecnológico da IA também são descritas no relatório.
Já no aspecto de sustentabilidade, há duas tendências principais: infraestrutura de energia renovável e uso de combustíveis sustentáveis. São essenciais para reduzir as emissões de carbono, aumentar a eficiência energética e permitir operações sustentáveis ao longo de toda a cadeia de suprimentos.
"A velocidade das transformações no setor de logística está acelerada. Juntamente com as oportunidades empolgantes da IA, que desbloqueiam níveis sem precedentes de eficiência e inovação, o foco em cadeias de suprimentos mais sustentáveis e resilientes permanecerá como prioridade estratégica de nossos clientes", diz Klaus Dohrmann, vice-presidente e Diretor de Inovação e Pesquisa de Tendências da DHL Customer Solutions & Innovation. "Com o relatório DHL Logistics Trend Radar 7.0, seguimos comprometidos em fornecer uma ferramenta valiosa para toda a comunidade logística global. Os insights extraídos dele podem ajudar os líderes a se adaptarem proativamente e promover o crescimento sustentável".
Além da ênfase na inovação tecnológica, o DHL Logistics Trend Radar 7.0 também examina tendências sociais e as respectivas implicações para a cadeia de suprimentos. Elas incluem diversidade, equidade, inclusão e pertencimento (DEIB, na sigla em inglês), juntamente com a crescente importância da experiência do funcionário e da saúde e segurança no local de trabalho.
O DHL Logistics Trend Radar é fundamentado em uma abordagem integrada de inovação centrada no cliente, e reúne os principais insights extraídos de milhares de interações registradas nos Centros de Inovação da DHL em todo o mundo. Todos os anos, os quatro centros - situados na Alemanha, em Cingapura, nos Estados Unidos e nos Emirados Árabes Unidos - atraem mais de 13 mil visitantes.
Essas interações com clientes e colaboradores da DHL envolvidos nas operações diárias da empresa fornecem perspectivas valiosas para a transformação logística. Complementando esses insights, o Trend Radar também integra metodologias de pesquisa clássicas e os conhecimentos técnicos dos principais líderes de opinião de centros de pesquisa influentes e empresas de consultoria renomadas, bem como acadêmicos de primeira linha de todas as partes do mundo. Além disso, a plataforma "DHL Warehouse of Innovation" facilita a colaboração com startups, pesquisadores e investidores para cocriar inovações voltadas para o futuro juntamente com a DHL.
 
 

Reiter Log é referência em evento da Scania exclusivo para mulheres na Suécia

Vanessa dirigiu pela primeira vez um caminhão 100% elétrico engatado num bi trem – duas carretas, 30 metros - carregado com 60 toneladas

Vanessa dirigiu pela primeira vez um caminhão 100% elétrico engatado num bi trem – duas carretas, 30 metros - carregado com 60 toneladas

Reiter Log/Divulgação/JC
Com a maior frota de veículos sustentáveis no Brasil, a Reiter Log é também a maior representante de veículos a gás da Scania no mundo. Com tamanha expertise, a empresa gaúcha foi uma das referências do segmento logístico no Super Women 2024, primeiro evento da fabricante sueca, realizado exclusivamente para mulheres na unidade de Södertälje, na Suécia, de 19 a 23 de agosto.
Diretora de ESG da Reiter Log, Vanessa Pilz foi uma das empresárias convidadas a participar da imersão nas fábricas de chassis, baterias e motores, e destacou a iniciativa de valorização do potencial feminino num ambiente historicamente ocupado por homens. "Segundo os organizadores, um dos diferenciais do grupo é que, dentro do mesmo programa oferecido aos homens, as mulheres são muito mais curiosas e buscam explorar suas dúvidas em cada detalhe", afirmou.
Os cenários para o sistema de transporte até 2040, com grande foco no sistema de eletrificação, foram temas de debate. Entre as principais questões, de acordo com a executiva, estiveram a necessidade da evolução da sustentabilidade do setor, já que 25% das emissões globais vêm do transporte, e o uso da tecnologia para evoluir nesta direção.
"Temos a meta, na Reiter Log, de ter 100% dos nossos veículos movidos a energias alternativas até 2035. Já somos referência na frota verde no Brasil e buscamos sempre novas tecnologias e novos equipamentos que contribuam para atingirmos nosso objetivo. Entre esses avanços, o abastecimento com biometano, que deve crescer gradualmente nos próximos anos", pontua a executiva.
 

Notícias relacionadas