Casa da política de assistência social para idosos, a Sociedade Porto-alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan) está solicitando a doação de itens essenciais, como alimentos e produtos de higiene. Diante do cenário de baixa arrecadação, comum nos primeiros meses do ano, estão sendo solicitados leite, arroz, feijão, açúcar e macarrão, assim como creme de barbear, shampoo, fraldas geriátricas e roupas de cama.
A Spaan é uma organização da sociedade civil (OSC) que abriga 130 idosos em situação de risco e/ou de vulnerabilidade social. Grande parte do público atendido chegou até a instituição através da Política Nacional de Assistência Social, financiada pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas), do qual a Spaan faz parte.
- LEIA MAIS: Vakinha capacita mulheres para empreender e buscar a conquista da independência financeira
“Ainda que a instituição possua uma equipe com médicos, enfermeiros, uma fonoaudióloga, uma nutricionista e uma dentista, nós não somos uma casa de saúde. A parceria da Spaan é com a Secretaria de Assistência Social de Porto Alegre e atuamos de acordo com a política do Suas”, explica a gerente técnica da Spaan, Roselaine Aguirre.
O processo de ingresso na instituição é diferente para cada idoso. “Nós atendemos alguns idosos que optaram por vir morar na Spaan porque não queriam dar trabalho para sua família. Assim, fizeram um planejamento junto aos familiares e mantêm até hoje os vínculos”, comenta Roselaine. No entanto, de acordo com ela, a maior parte do público atendido recorre à Spaan por não ter mais família e por ter perdido tudo. “A chegada à instituição é carregada de perdas e traumas. Mas aqui é como se começasse uma nova etapa na vida deles”, explica.
A Spaan acompanha de perto o idoso nos seus primeiros três meses na instituição, como forma de garantir o acolhimento e a adaptação do ingressante. Neste período, a equipe da Spaan auxilia o idoso com a organização de sua rotina, além de incentivar sua interação com aqueles que moram há mais tempo na instituição.
“Os idosos têm o entendimento de que aqui é o final da vida deles, e que estão felizes assim. Ninguém quer ir embora. Chegar em um espaço como esse é uma conquista”, conta a psicóloga da Spaan, Roberta Correia.
A estrutura da instituição é ergonomicamente adaptada para uma pessoa idosa, conforme orientação da vigilância sanitária. Para oferecer segurança, o acesso aos diferentes prédios da Spaan é feito por rampas. Além disso, a altura das camas e os móveis nos dormitórios também são adequados para a população idosa. “O nosso objetivo é dar conforto e que os idosos tenham a sensação de pertencer a esse lugar. Queremos que se adonem do seu cantinho no quarto e que tenham vontade e prazer de viver cada dia mais”, explica Roberta.
Ainda sobre a estrutura da instituição, os dormitórios são divididos entre os graus 1, 2 e 3, no que se refere ao nível de atendimento necessário pelos idosos. No grau 1, por exemplo, os quartos são compartilhados e podem receber de duas a quatro pessoas. O quarto de grau 3, por outro lado, é adaptado para dar conforto individual, porque abriga um idoso que necessita de maiores cuidados. Os dormitórios de graus 1 e 2 também são separados entre feminino e masculino.
O salão principal da Spaan recebe as festas mensais de aniversário e é o ponto de encontro entre os idosos e suas visitas. No mês passado, o local também foi utilizado para as comemorações de Carnaval.
Para arrecadar fundos para a manutenção da casa de idosos, a Spaan administra um bazar e um brechó. No primeiro, são vendidas roupas, calçados, bijuterias e acessórios, enquanto no último também são comercializados brinquedos, eletros, móveis, livros e discos. Os preços em ambos estabelecimentos são simbólicos. Uma vez por mês, a instituição organiza o Feirão Spaan, que funciona como uma versão ampliada do brechó. Os valores dos produtos também são acessíveis.
O brechó é gerenciado por Athos Garcia, que também é responsável pelo voluntariado da casa. Sua esposa, Maria Izquierdo, é voluntária no brechó.
Instituição oferece atividades de fisioterapia diária e atendimento com terapeuta ocupacional
No dia a dia na instituição, os idosos podem fazer a hortoterapia, que consiste no uso de atividades de jardinagem para melhorar a saúde física e mental. Também podem fazer, de segunda a sexta, atividades de fisioterapia diária e atendimento com a terapeuta ocupacional.
Com o apoio de um grupo de voluntários, a Spaan possibilita que os idosos joguem Bingo nas quartas-feiras de tarde e que visitem o salão de beleza da instituição, onde podem cortar e até pintar o cabelo.
A Spaan possui há mais de cinco anos uma parceria com a Fundação Bichoterapia, que consegue levar até a instituição quatro animais treinados e orientados para trabalhar com idosos. "Os animais fazem passeios, sobem nas camas e passam uma manhã inteira com a gente. A troca de afeto e energia com os animais é preciosa para os idosos", explica Roselaine.
Segundo Roberta, a instituição é frequentemente convidada para levar os idosos ao teatro, ao cinema, ou em passeios em parques. Até em um jogo da Copa do Mundo de Futebol (na que foi disputada no Brasil, em 2014) os idosos da Spaan já foram. "Os idosos sempre foram muito participativos em todas as atividades oferecidas. Nós tentamos fazer com que eles tenham promoção de vida junto do resto da sociedade também", conta.
O trabalho da Spaan é realizado para que o idoso volte a ter autonomia e qualidade de vida como ser humano. "O idoso que chega na instituição consegue construir sua dignidade novamente. Nós prezamos muito pelo trabalho de atendimento de qualidade ao idoso", completa Roberta.