Porto Alegre, sex, 02/05/25

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 03 de Março de 2025 às 00:50

Uso de tecnologias em consultórios dentários geram um incremento de até 60% na receita

A dentista Ana Maria Guerra utiliza ferramentas digitais para melhorar a gestão do consultório

A dentista Ana Maria Guerra utiliza ferramentas digitais para melhorar a gestão do consultório

/Roberto Furtado/Divulgação/JC
Compartilhe:
Maria Amélia Vargas
Maria Amélia Vargas Repórter
Além de ajudar nos diagnósticos, o uso de novas tecnologias em consultórios dentários podem significar um aumento de até 60% na receita dos dentistas. Essas ferramentas auxiliam na análise do quadro clínico, na apresentação das opções de tratamento e, principalmente, na organização de toda a parte administrativa do negócio.
Além de ajudar nos diagnósticos, o uso de novas tecnologias em consultórios dentários podem significar um aumento de até 60% na receita dos dentistas. Essas ferramentas auxiliam na análise do quadro clínico, na apresentação das opções de tratamento e, principalmente, na organização de toda a parte administrativa do negócio.
Nessa linha, startups ajudam a simplificar a gestão de clínicas e consultórios, por meio de softwares voltados à organização de processos e produtividade das equipes. Conforme explica o fundador e CEO da Power Office, Rick Fernandes, o objetivo do sistema é organizar processos e produtividade, reduzindo esquecimentos em agendamentos e tarefas.
Ao unir tecnologia de ponta e visão de mercado, o sistema inclui funcionalidades que vão desde o controle de agenda e prontuários até a emissão de controles financeiros. Fernandes destaca a possibilidade de organização, "como o número de consultas de determinado tratamento, materiais que serão necessários, tempo gasto para esses fins". Segundo ele, isso evita compras desnecessárias e desperdícios, possibilitando a definição de um orçamento mais preciso.
"Imagina que tem uma clínica, um dentista que trabalha já há 10 anos e ele tem uma carteira de 1 mil pacientes. Manualmente é impossível lembrar de todo mundo para fazer uma chamada. Com a automação, nós conseguimos fazer alertas para os pacientes que precisam retornar para a revisão dos seis meses ou para outro tratamento. Se ele cobrar, por exemplo, R$220,00 por uma consulta particular, e trouxer a metade da carteira de volta ao consultório, isso rende R$110 mil", exemplifica o executivo.
Na parte prática da atividade, há novidades em tecnologia que proporcionam diagnósticos mais precisos, tratamentos mais eficazes e uma experiência mais confortável para o paciente. A SkyCam é um exemplo dessa inovação, que além de softwares de gestão, desenvolve equipamentos como câmeras intraorais que permitem a identificação precoce de problemas bucais, otimizam o fluxo de trabalho e fortalecem a comunicação entre dentistas e pacientes.
De acordo com o CEO da empresa, Fabrício Torres, recursos como foco automático e entretenimento durante a consulta melhoram a experiência no consultório. "Assim, a tecnologia se torna essencial para uma odontologia mais moderna, eficiente e acessível. Com a Skycam fica muito mais fácil para o paciente conseguir identificar as necessidades que existem na boca e ter a experiência em ver de fato como está a sua saúde bucal, facilitando no investimento de um tratamento odontológico. O que faz com que aumente a satisfação e a fidelização", explica.
O gestor destaca também que, atualmente, conta com mais de 115 mil usuários ativos em mais de 40 mil consultórios. A tecnologia já cadastrou mais de 60 milhões de pacientes e registrou impressionantes 2,4 bilhões de imagens.
Entre os profissionais que já aderiram às novas ferramentas digitais está a dentista gaúcha, Ana Maria Guerra. Recentemente, ela adquiriu uma máquina de raio-x digital, que se somou a outras tecnologias implementadas no seu consultório nos últimos anos. "Todos esses mecanismos vão ajudar em uma entrega de melhor qualidade ao cliente. As câmeras ajudam o paciente a visualizar através de um dispositivo visual. Pelo monitor, ele vê a sua cavidade oral de uma forma que por um espelho ou uma foto de celular não conseguia", afirma.
Outra vantagem, segunda Ana Maria, é o fato de os prontuários digitais permitirem a inclusão de mais informações do que as fichas de papel. "Tu podes marcar cada dente do paciente e botar observações pontuais. Também se consegue fazer o próprio planejamento do paciente ali também e incluir as imagens, que antes tinham todo aquele processo de revelação e acabava se deteriorando com o tempo", detalha a profissional.
 

Cresce a busca por teconologia em consultórios

Nesse sentido, pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO), em colaboração com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), mostra que essas tecnologias ainda são pouco difundidas nas clínicas dentárias brasileiras, mas com uma enorme intenção de compra no futuro próximo.
Trata-se, portanto, de um setor com fortíssimo potencial de expansão. A intenção de compra de uma impressora 3D cresce especialmente em consultórios que tiveram um ligeiro aumento de pacientes no último ano (28%), em consultórios que esperam um aumento no número de pacientes (39%) e entre aqueles que planejam adquirir um scanner (53%). Também é mais comum em consultórios abertos após 2018 (27%) e em consultórios com mais dentistas (28%).
 

Benefícios do uso dos dispositivos digitais nas consultas

Maior entendimento do diagnóstico: Com imagens de alta resolução, o paciente visualiza sua condição bucal em tempo real, compreendendo melhor os tratamentos necessários.
Atendimento mais confortável: O uso da câmera intraoral reduz a necessidade de exames invasivos, tornando a consulta mais agradável.
Acompanhamento do tratamento: O prontuário digital com imagens organizadas permite que o paciente acompanhe sua evolução ao longo das consultas.
Mais transparência e confiança: Ao visualizar suas próprias imagens, o paciente percebe a seriedade e precisão do diagnóstico, aumentando a confiança no profissional.
Entretenimento durante a consulta: Alguns modelos oferecem distração para o paciente, tornando a experiência no consultório mais leve e agradável.
Organização dos prontuários: Em substituição das antigas fichas de papel, que ocupavam espaço físico e eram menos amigáveis à preservação da natureza, os prontuários são todos preenchidos e armazenados de forma online.
Acesso à informações: Nesses arquivos digitais, é possível ser incluídas todas as informações do paciente, desde dados pessoais, até exames, raios-x e fotos de antes e depois.
Comunicação com os pacientes: Dentro do mesmo sistema, geram-se lembretes automáticos de retornos de consultas e de continuações de tratamentos.
 

Notícias relacionadas

Comentários

0 comentários