Com mais de 30 anos de experiência no mercado de crédito imobiliário, Luis Felipe Carchedi lidera a OXY Companhia Hipotecária há quase 15 anos. Sob sua gestão, a empresa passou por uma transformação estratégica com a recente mudança de marca, que reflete a busca por inovação e crescimento em um setor em constante evolução.
Empresas & Negócios - Por que a Companhia Hipotecária Piratini decidiu mudar sua marca para OXY e como essa nova identidade reflete a visão estratégica da empresa?
Luis Felipe Carchedi - A mudança de marca reflete o movimento natural de evolução da companhia. Sempre fomos reconhecidos por players do segmento, mas, depois de uma bateria de pesquisas de mercado, a identidade anterior demonstrou pouca aderência junto ao público final. Para acompanhar o movimento de crescimento do crédito imobiliário e da nossa participação nesse mercado, apostamos em um nome mais simples, mais universal e mais moderno, mantendo a essência do nosso negócio e entregando, por meio do nome e da nova marca, o nosso compromisso com o fôlego financeiro das pessoas e dos negócios.
E&N - Como a entrada dos novos sócios - Creditas, CashMe e HS Investimentos - impactará as operações?
Carchedi - A chegada dos novos sócios vem agregando atributos importantes à OXY, principalmente do ponto de vista de inovação e tecnologia, compartilhando o know-how em processos e ferramentas estratégicas para o nosso negócio. Estamos falando de grandes corporações com ampla atuação na transformação do mercado imobiliário brasileiro que somam forças para potencializar os resultados da companhia e de todo o segmento.
E&N - O que motivou o aporte de R$ 16 milhões e o aumento do capital social para R$ 20 milhões? Quais são os planos para alocar esses recursos?
Carchedi - Acreditamos que a chegada dos novos sócios representa um sinal de valorização e confiança do mercado na proposta de valor da OXY. Mais do que as cifras envolvidas, estamos falando de segurança para gerar novas operações de crédito com a mesma qualidade e com os mesmos princípios que nos trouxeram até aqui.
E&N - O mercado de crédito imobiliário no Brasil vem apresentando crescimento significativo nos últimos anos. Como a OXY se posiciona diante das perspectivas do setor?
Carchedi - Nossa experiência no crédito imobiliário vem de mais de 30 anos e temos acompanhado os principais movimentos de mercado desde então. O crescimento que testemunhamos e com o qual contribuímos nos últimos anos é um dos mais expressivos do segmento e as projeções são muito otimistas a longo prazo. Essa foi uma das motivações para esse reposicionamento de marca, queremos crescer acima das taxas de crescimento do crédito imobiliário e estar preparados para esse protagonismo com as soluções que já oferecemos e com outras que atendam às demandas do mercado.
E&N -Qual é a expectativa de impacto doa novos produtos?
Carchedi - Recentemente apresentamos para o mercado o OXY Constrói, nosso produto de financiamento à construção para empreendimentos de pequeno e médio porte. Esse nicho - de incorporadoras menores - encontra dificuldade na obtenção de crédito em grandes bancos e estava carente de uma solução rápida e prática para injetar verba nos canteiros e viabilizar a conclusão das obras. Percebendo essa lacuna, criamos esse produto com taxas compatíveis com os empreendimentos e celeridade na análise e contratação dos créditos. Também estamos lançando uma linha de financiamento imobiliário voltado à aquisição, considerando as flutuações do mercado com as recentes mudanças nas políticas de concessão de crédito por grandes bancos. O principal objetivo de aumento do portfólio é a capilaridade da nossa atuação e a diversificação de produtos oferecidos para o mercado. A expectativa é aumentar significativamente a originação e o resultado dos produtos focados no consumidor final.
E&N - Quais inovações estão sendo implementadas para melhorar a experiência dos clientes e otimizar as operações?
Carchedi - Cada vez mais as transações de crédito acontecem em ambiente digital e precisamos oferecer segurança e acessibilidade nas nossas operações. Por isso, temos um time interno de TI e parceiros estratégicos externos que desenvolvem e aprimoram os nossos sistemas, focando em agilidade de ponta a ponta na esteira de créditos. Estamos preparando novas áreas do cliente com mais controle do contrato de crédito e automação para agilizar o atendimento de demandas rápidas para os clientes, sem abrir mão da personalização que caracteriza as nossas interações.
E&N - Como o know-how da OXY no segmento de crédito imobiliário contribui para consolidar a empresa como um player relevante no Brasil?
Carchedi - Felizmente criamos uma reputação sólida junto a outras empresas que operam no mercado de crédito imobiliário no Brasil. São décadas construindo uma imagem respeitada, que é sinônimo de solidez e confiabilidade. Além das nossas soluções de crédito para o consumidor final, também atuamos prestando serviços, para viabilizar centenas de operações de crédito imobiliário diariamente em todo o Brasil. Nossa mudança de marca levou esse fator em consideração e conseguimos evidenciar a nossa preparação para o novo momento do mercado sem perder a essência que nos trouxe até aqui e que sempre foi a nossa marca registrada.
E&N - Quais são os principais desafios enfrentados pelas empresas do setor de crédito imobiliário no Brasil?
Carchedi - Como instituição financeira, estamos sujeitos aos mesmos movimentos e oscilações do ambiente macroeconômico. O desafio no momento se concentra no funding e nas taxas de juros, que tendem a ser obstáculos de curto prazo para o mercado de crédito. Em se tratando do Crédito com Garantia de Imóvel, um dos principais desafios é o desconhecimento do produto, embora esse cenário melhore a cada ano. Ainda, existe um estigma de que tomar crédito é ruim e que, pior ainda, é vincular o imóvel a um empréstimo. Precisamos desmistificar essa falsa percepção e evidenciar os benefícios do crédito com garantia - como taxa de juros competitivas e prazos longos de pagamento - para uma vida financeira mais equilibrada e longe dos juros abusivos.
E&N - Com o aumento da competição no setor, quais são os principais diferenciais para atrair e fidelizar clientes?
Carchedi - Ao contrário dos grandes bancos, o core do nosso negócio é o crédito imobiliário, o que nos confere o status de especialistas, com amplo conhecimento e atuação nesse mercado. Unimos essa experiência a um atendimento humanizado, algo cada vez mais raro entre as instituições financeiras, que apostam na automação em larga escala e, muitas vezes, acabam perdendo a relação mais próxima com os clientes. Com isso, conseguimos oferecer soluções de crédito personalizada.
E&N - Na sua visão, qual será o papel do crédito imobiliário no crescimento econômico do Brasil nos próximos 10 a 20 anos?
Carchedi - Estamos vivendo um processo de transição no segmento, com questões como funding, mercado de capitais e interesse de novos investidores no centro desse movimento. O crédito imobiliário está sendo reconhecido como um produto importante para a sociedade, não apenas pelo financiamento à aquisição de imóveis, mas também como uma ferramenta de crédito sustentável e responsável a longo prazo. Percebemos a OXY acompanhando e, muitas vezes, antecipando movimentos do mercado - inclusive na mudança da marca -, atuando de forma especializada e ágil.