Pix bate recorde em 2023 e é o meio de pagamento mais aceito pelos pequenos

Plataforma é a preferida de micro e pequenas empresas e MEIs

Por JC

Ao longo de 2023 foram realizadas 41,9 bilhões de transações, movimentando R$ 17,2 trilhões, segundo o BC
Com rápida aceitação pela população, tanto a quantidade de transações com uso do Pix quanto o volume financeiro movimentado por esse meio de pagamento não param de crescer. De acordo com o Banco Central, ao longo de 2023, foram realizadas 41,9 bilhões de transações, movimentando R$ 17,2 trilhões. Os números representam um recorde desde o lançamento do Pix, em fevereiro de 2020. Segundo pesquisa do Sebrae, a modalidade é a preferida por 41% dos clientes dos pequenos negócios.

Continue sua leitura, escolha seu plano agora!

Já é assinante? Faça login

As 'dores' que impedem o crescimento de empresários brasileiros

Empreender no Brasil não é fácil e o franqueamento de empresas ainda é motivo de medo para muitos empresários, desde o micro até o macro. Insegurança, falta de conhecimento e a instabilidade econômica do país podem ser alguns dos causadores deste receio de expansão, que acomete grande parte do mercado empresarial brasileiro.
Para o especialista em expansão de franquias e CEO da Bumbos - Sales and Services, Fábio Constantino, existem algumas "dores" que bloqueiam o crescimento de empresas franqueadoras e afirma que uma delas está no processo de comercialização de franquias.
"As franqueadoras não entendem o processo de vendas, elas acham que é simplesmente só vender franquia, mas não é só isso. Tem que haver todo um estudo e uma preparação maior para expandir seu negócio."
O especialista aponta que um dos desafios para a tomada de decisão surge durante o processo de investimento inicial. "Há duas opções: Crescer com o investimento próprio, ou de terceiro, que pode ser pegar uma linha de crédito do banco, mas vai sempre limitar sua capacidade financeira. E o crédito no Brasil acaba sendo muito restritivo", afirma. Também observa que a dificuldade na comunicação e na promoção dos produtos, afeta a possibilidade de avanço no seu negócio e ressalta: "Sem buscar uma avaliação concreta de possíveis clientes para venda, uma franquia mal sucedida pode frear o aumento de lucro e de produção".
Fábio aconselha ignorar de forma inteligente os medos que afetam todos os tipos de empresários, ou seja, permitir-lhes arriscar mas de forma precisa, compreendendo todos os cenários possíveis e tendo claro onde se quer chegar, quais caminhos percorrer e como irá conseguir alcançá-lo. Partindo disso, é fundamental contar com o olhar aprofundado, exclusivo aos especialistas do ramo, que pode trazer longevidade, aumento de lucro, melhor qualidade e redução brusca dos custos, para sua empresa. Conseguindo assim, progredir e atingir o sucesso do empreendimento.