Porto Alegre,

Anuncie no JC
Jornal do Comércio. O jornal da economia e negócios do RS. 90 anos.
Assine agora

Publicada em 19 de Janeiro de 2024 às 20:14

Gerdau entrega 5 anos de Gerdau Transforma

Foram quase 6 mil jovens envolvidos desde a criação do projeto em 2019, sendo 3.457 aqueles que mantiveram negócios após passarem pela mentoria

Foram quase 6 mil jovens envolvidos desde a criação do projeto em 2019, sendo 3.457 aqueles que mantiveram negócios após passarem pela mentoria

Diego Sá/Divulgação/JC
Compartilhe:
Carlos Severgnini
A Gerdau consolida-se mais uma vez na área de Responsabilidade Social, agora por meio dos cinco anos da iniciativa Gerdau Transforma, infundindo o pensamento empreendedor para estudantes. Foram quase 6 mil jovens envolvidos desde a criação do projeto, em 2019, sendo 3.457 aqueles que mantiveram negócios após a mentoria.
A Gerdau consolida-se mais uma vez na área de Responsabilidade Social, agora por meio dos cinco anos da iniciativa Gerdau Transforma, infundindo o pensamento empreendedor para estudantes. Foram quase 6 mil jovens envolvidos desde a criação do projeto, em 2019, sendo 3.457 aqueles que mantiveram negócios após a mentoria.
Os alunos são escolhidos com base em um perfil de vulnerabilidade social. A partir da inserção, procura-se desenvolver nos aprendizes o conhecimento a ser aplicado para o mercado de trabalho.
O líder de Responsabilidade Social da Gerdau, Paulo Boneff, ressalta as diferentes frentes da empresa. "A Gerdau promove outras iniciativas de cunho educacional e com viés social. Um exemplo destas é o programa Aprimorar, realizado com outra entidade educativa, oferece vagas em cursos profissionalizantes. Esse programa tem como objetivo apoiar no aprimoramento profissional e recolocação no mercado de trabalho."
O Gerdau Transforma surge de um momento em que a empresa buscava mais atuação no segmento de Responsabilidade Social. "Em 2019, a Gerdau dedicou um grande esforço para disseminar e consolidar, em todos os níveis da companhia, o propósito da empresa - empoderar pessoas que constroem o futuro. Isso possibilitou avançar em uma profunda transformação cultural, tornando a companhia mais ágil e transparente, e hoje ela possui uma agenda de projetos ancorados em fazer o certo e em criar um ambiente cada vez mais inclusivo e diverso, acreditando que um ambiente inovador só existe se houver uma empresa que seja um reflexo da sociedade onde está inserida.", conta Paulo Boneff.
Os primeiros passos desse projeto encaminharam-se da necessidade evidente por negócios sólidos em meio à propensa fragilidade de comunidades em que a empresa se faz presente. "O Gerdau Transforma surgiu com a demanda nas comunidades onde a empresa está presente de apoiar empreendedores locais, de forma ágil e escalável. Essa iniciativa da Gerdau veio para transformar a vida de comunidades em diferentes regiões do Brasil e na América Latina", conforme Boneff.
"Uma das metas é despertar o potencial daqueles que estão na base da pirâmide, reavivando neles a capacidade de sonhar e atingir objetivos.", elucida o líder de Responsabilidade Social. "O curso de curta duração visa destacar o papel do empreendedorismo como ponto central na construção de uma sociedade mais justa. O projeto busca capacitar empresários informais e autônomos, transformando ideias e sonhos em negócios rentáveis. Essa iniciativa está alinhada com um dos nossos pilares estratégicos em responsabilidade social, que é a promoção da educação empreendedora.", complementa.
Para o Gerdau Transforma, há uma meta que, longe de ser simbólica, é a resposta da demanda para a oferta impulsionada pela Gerdau, fenômeno que verifica-se através da análise do número previsto de pessoas a serem impactadas pela iniciativa - números exponencialmente não tímidos. "A partir desse ano, o projeto tem a meta de impactar a vida de 10 mil empreendedores e empreendedoras até 2030.", conjectura Boneff.
Em parceria com a Agência Besouro de Fomento Social, a mentoria ocorre sob o método "By Necessity", desenvolvido pelo CEO Vinicius Mendes Lima. "Essa abordagem visa não apenas capacitar, mas também contribuir ativamente para o desenvolvimento de comunidades e do entorno como um todo", conta Lima. Nos cursos, disponíveis com gratuidade para jovens com mais de 18 anos, pauta-se o desenvolvimento de marca e produto, projeção de vendas, pesquisa de mercado, levantamento de custos, divulgação do negócio e conceitos financeiros. O resultado foi de 38% dos alunos com um aumento em suas rendas.
"A escolha de adotar a abordagem de "Fomento Social" para incentivar e manter negócios é fundamentada na busca por um impacto social positivo, um dos pilares da empresa", evidencia Boneff. "Essa estratégia tem como objetivo promover negócios sustentáveis, proporcionar empoderamento econômico aos indivíduos, reduzir desigualdades e criar oportunidades locais nas regiões em que a Gerdau atua, gerando assim um impacto mais significativo para a sociedade local", explica.
"O destaque dado pela Gerdau ao empreendedorismo responsável representa um compromisso não apenas com o sucesso econômico, mas também com práticas éticas e responsabilidade social. Isso reflete um comprometimento com o desenvolvimento econômico que beneficia as comunidades de maneira sustentável e inclusiva", complementa Boneff.
 

Notícias relacionadas