Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Minuto Varejo

- Publicada em 23 de Outubro de 2023 às 00:50

Ziel cria cosmético inédito a partir de insumo descartado por vinícolas

"Lançamos a primeira esfera de banho efervescente com cristais naturais da fermentação do vinho do mundo", diz Ana

"Lançamos a primeira esfera de banho efervescente com cristais naturais da fermentação do vinho do mundo", diz Ana


/PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
A marca de cosméticos Ziel, "alma" em dinamarquês, surgiu na Serra gaúcha e ganha projeção nacional com produtos obtidos a partir de resíduos de vinícolas e de pomares. "Beleza circular é pegar o insumo que ia para o lixo e colocar novamente no consumo, dando uma segunda vida. Fazemos cosméticos em barra, naturais, veganos, perfumados com óleos essenciais. Nosso principal ativo vem da circularidade", explica Ana Koff, fundadora da empresa de cosméticos, no mercado desde 2021.
marca de cosméticos Ziel, "alma" em dinamarquês, surgiu na Serra gaúcha e ganha projeção nacional com produtos obtidos a partir de resíduos de vinícolas e de pomares. "Beleza circular é pegar o insumo que ia para o lixo e colocar novamente no consumo, dando uma segunda vida. Fazemos cosméticos em barra, naturais, veganos, perfumados com óleos essenciais. Nosso principal ativo vem da circularidade", explica Ana Koff, fundadora da empresa de cosméticos, no mercado desde 2021.

LEIA MAIS: Iguatemi Porto Alegre incentiva marcas e ações sustentáveis

A Ziel está na na feira do projeto Cubra o Mundo de Verde, iniciativa do Iguatemi, que vai até 5 de novembro e onde participantes levam seus produtos e propostas aos consumidores. 
Com sede na Serra, a Ziel transforma resíduos da produção de vinícolas, de casca ao óleo das sementes de uva. "Usamos 100% da casca da uva e semente, da qual processamos o óleo e a casquinha, que é prebiótica. Passamos também a aproveitar casca de cultivos de maçã de São Joaquim, em Santa Catarina", conta Ana.
Um dos produtos lançados mais recentemente despertou a atenção do mundo da moda nacional.
"Lançamos a primeira esfera de banho efervescente com cristais naturais da fermentação do vinho do mundo", orgulha-se a farmacêutica, que desenvolveu os produtos a partir de uma inquietação da infância, por ver "montanhas" de refugo de casca e sementes de uva da produção da vinícola familiar.
Sobre o lançamento inédito, Ana lembra que os cristais seriam incinerados. "Com a Ziel, eles ganham uma segunda vida na beleza."
A marca pode ser encontrada no site, mas em novembro terá a primeira exposição física, estrando em um quiosque no Iguatemi. "O shopping é uma vitrine importantíssima em Porto Alegre, para podermos entregar os produtos aos consumidores, além da vinculação do Iguatemi com sustentabilidade, que tem tudo a ver com a Ziel", comenta a fundadora.
Sobre o futuro da marca, Ana antecipa que mais refugo de outras espécies vegetais vão virar produtos. "Vamos lançar 40 novos produtos até maio de 2024. A gente quer chegar ao Brasil todo. Começamos pelo vinho, fomos para a maçã e vem mais material de refugo de vegetais por aí", avisa a empreendedora.