{{channel}}
Uma hora de vendas que vale pelo fluxo de dois dias
Cinco dias de campanha equivalem a um mês inteiro de comercialização.
A marca das promoções da Black Friday, mesmo que uma sexta-feira tenha virado no Brasil quase um mês de campanhas, é a eficiência em pouco tempo de ação de marketing, ferramenta que decide entre sucesso ou fracasso escaláveis. o sócio-diretor da web.art group, Edmilson Maleski, diz que a conta é: uma hora de vendas (das boas) da data famosa pelos mega descontos corresponde a dois dias normais do varejo. E mais: cinco dias de campanha - que vai de quinta a segunda-feira, equivalem a um mês inteiro de comercialização.
Maleski explica que esta relação foi obtida com base no desempenho de clientes que a empresa atende. "Quando pegamos as horas de sexta-feira, que tem a maior audiência da Black Friday, uma hora equivale a dois dias normais de venda de outubro", cita o sócio-diretor da empresa que dá suporte de tecnologia para os e-commerces. Conhecer este perfil de números é decisivo para o site saber quanto pode ter de retorno e ainda quanto ter problemas para sustentar o tráfego pode provocar perda de vendas e de quanto.
Especialistas em sistemas e soluções para rodar as campanhas batem muito na importância de ter plataforma que suporte o tráfego das promoções. Problemas mais comuns atingem a hora de converter, após a escolha de itens e para fazer o pagamento, que ainda tem a questão da segurança.
"É imprescindível um acompanhamento hora a hora por parte dos lojistas para que possam agir rápido, tanto com relação aos produtos com maior saída, quanto para aqueles que não estão saindo", lista Maleski.
Outro detalhe importante neste fluxo: "Garantir o estoque para esta ocasião é muito importante, principalmente para quem trabalha com mais de um canal". Entregar no prazo o que foi anunciado e comprado é crucial.